Terra, viva! - por Celina Valderez

Terra, viva! - por Celina Valderez

O Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, ativista ambiental, há mais de 40 anos. Procurou chamar a atenção para, entre outros problemas, os efeitos da contaminação e a conservação da biodiversidade. 

A primeira comemoração do Dia da Terra, em 22 de abril de 1970, reuniu duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades americanas. Essa pressão social levou o governo dos Estados Unidos a criar a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente. 

Em 1972 foi celebrada a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente (Conferência de Estocolmo), para sensibilizar os líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas e obter as políticas ambientais necessárias para erradicá-los.

O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência sobre os recursos naturais e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.

A Terra é nossa casa. Ela é um organismo vivo. Somos membros de uma comunidade que contém magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Que possamos nos sentir humildes ante a beleza da Terra,  e compartilhar uma reverência pela vida e pelas fontes do nosso ser!

Fonte: adaptado de Wikipédia

Celina Valderez Feijó Kohler (Val). 
Enfermeira, especialista em Saúde Pública, terapeuta comunitária. Membro da Associação Ecológica Portal do Sol.

Deixe seu comentário

SERRA GAÚCHA - LUGARES PARA CONHECER

view_module reorder

Lajeado das Margaridas - Cambará do Sul/RS

Localização: 12 km do centro de Cambará do Sul O Lajeado das Margaridas está localizado a 12Km do centro de Cambará do...

Cânion Churriado - Parque Nacional da Serra Geral

Localização: Parque Nacional da Serra Geral, o cânion está a 23 quilômetros de Cambará do Sul, RS. Localizado a 23 Km de...

Cânion Fortaleza - Parque Nacional da Serra Geral

Localização: Cambará do Sul, RS - a 23 km do centro da cidade. Ver mapa Considerado um dos lugares mais bonitos...

Cachoeira do Nassucar - Cambará do Sul/RS

Localização: Vale do Rio Santana, a 24 km do centro de Cambará do Sul. No Vale do Rio Santana, ao norte...

Cachoeira dos Venâncios - Cambará do Sul/RS


Localização: A 23 Km da cidade, distante 12,5 Km da RS 020. Ver mapa O município de Cambará do Sul, conhecido...