Giulia Aimi

Giulia Aimi

OI sola Giulia, cores são as minha vida... Maquiagem meu hobbies!

Auto estima e maquiagem - por Giulia Aimi

Já são algumas edições passando dicas de make para vocês, mas neste tempo nunca mencionei a importância de todas elas para a auto estima de uma pessoa. A maquiagem e a auto estima andam de mãos dadas. Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que olham para a maquiagem como algo fútil, uma "frescura" ou algo totalmente sem necessidade, mas mal  sabem essas pessoas que a beleza pode ser o refúgio de alguém, mesmo que não se possa ver. Existem muitas pessoas - mas muitas mesmo - que não conseguem sentir sua própria beleza, fato que as entristece muito. Já tive experiências com clientes que, após maquiadas, olharam pra mim e perguntaram se realmente eram elas que estavam no reflexo daquele espelho, pois nunca haviam estado tão bonitas. Recentemente, iniciei um trabalho voluntário com pacientes da Oncologia, onde proporcionamos a elas uma tarde de beleza. Maquiei pessoas que nunca haviam passado um batom na vida, e vi sorrisos tão plenos e sinceros de quem conseguiu ver sua beleza voltar à tona, por cima daqueles poucos fios de cabelos remanescentes e daquele momento tão delicado de suas vidas. De que maneira se pode dizer que maquiagem é uma coisa supérflua, quando até um simples batonzinho pode fazer uma paciente se sentir mulher de novo? Uma maquiagem, por mais simples que seja, pode trazer vida e expressão para alguém que já desistiu de sorrir. Produtos que saem com água e sabão não podem resolver grandes problemas da vida, mas estão ali para lembrar que sim, tu és bela. Da tua maneira, és linda. Beleza não vem de rosto. Vem de alma.

Giulia Aimi, estudante de Artes Visuais e apaixonada por maquiagem. Respira cores e se encanta pela imensa variedade que possuem. Maquiar é dar vida à arte!



Sobre o filtro solar na maquiagem - por Giulia Aimi

Nosso rosto é a parte do corpo que fica mais exposta a todos os tipos de "efeitos" que estão no ar. Sejam eles a poluição, o clima da estação ou fatores que variam conforme o ambiente que estamos, junto com esses efeitos, nos 365 dias do ano estamos expostos aos raios solares - vale lembrar que mesmo em dias nublados eles nos judiam, tá? Nunca levou um torrão com o famoso "mormaço"? - e é exatamente por causa disso que precisamos usar filtro solar sempre! Algumas (várias) indústrias de comércio tentam facilitar nossa vida lançando no mercado makes que já possuem algum fator de proteção solar, mas raramente o FPS é suficiente para  nos proteger.



Por isso,  o indicado é sempre passar um filtro solar antes da maquiagem. É importante estar atenta ao FPS e à textura dele. Para peles normais a oleosas, indica-se protetores em gel, que absorvem mais rápido e não deixam a pele "melequenta" demais. Para peles mistas a secas, o protetor pode ser mais leitoso ou cremoso. Como o sol anda super forte,  o ideal é usar um  filtro solar facial com alto fator de proteção. Vocês sabiam que, para termos 100% da proteção indicada na embalagem, precisamos passar no rosto o equivalente à uma colher de sopa?  Outra informação importante: limpe bem a pele antes da aplicação, para que os poros se fechem e a absorção possa ser a melhor possível! Depois da limpeza, aplique o protetor e deixe secar por uns 5 minutinhos, para então começar a make. Como dito antes, maquiagens com FPS normalmente não são o suficiente para serem utilizadas sozinhas, mas com o filtro já aplicado abaixo delas, as mesmas podem ser grandes aliadas na proteção. É válido sempre buscar produtos que tenham fator 30 ou mais, assim é possível retocar a make e a proteção durante o dia, sem precisar remover tudo para passar o protetor! Agora vai lá passar o teu, que o sol já está pegando!

Giulia Aimi, estudante de Artes Visuais e apaixonada por maquiagem. Respira cores e se encanta pela imensa variedade que possuem. Maquiar é dar vida à arte!

Demaquilei os olhos, mas e o rosto? - por Giulia Aimi

Olá bonitezas! Dando continuidade à nossa coluna do mês passado, vou explicar para vocês como demaquilar a pele (base, corretivo, blush e afins) e deixá-la limpinha, para que as impurezas não permaneçam ali prejudicando a nossa cútis (que chique!). Bom, as maneiras de remoção são várias, eu mesma não faço sempre a mesma coisa, mas depois de algumas maquiagens a menos e vermelhões à mais, entendi o que minha pele gosta. Espero que seja de valia para a pele de vocês também!

--- LEIA TAMBÉM: TIREI A MAQUIAGEM, E AGORA? - POR GIULIA AIMI ---

Ao invés de pular diretamente para o demaquilante - próprio para o rosto, não me vá utilizar o bifásico, ok? O óleo dele colabora com as espinhas e não queremos que isso aconteça! - utilizo um sabonete facial primeiro. Se você está se perguntando o motivo, já vou explicar. Para remover bem, precisamos esfregar o algodão na pele, e tal movimento causa atrito. Se esfregarmos muito, ela machuca! Então minha dica preciosa: lave o rosto primeiro, com o sabonete adequado para seu tipo de pele. A pia vai ficar uma nhaca, mas é fácil de limpar!



Umedeça o rosto primeiro, e depois ensaboe com leves movimentos circulares, pois "levam" melhor o sabonete até os poros e não judiam tanto do nosso rosto. Após enxaguar, se sentir necessidade, lave novamente. Se não, passe para o demaquilante. Vai ser possível notar a facilidade de remover, pois a parte "grossa" dá maquiagem já está bem longe do seu rostinho lindo.

Eu, Giulia, normalmente passo um lencinho umedecido após utilizar o demaquilante, para ter certeza que removi o produto e que removi toda a make também, mas essa parte é opcional, vai de gosto! Feito isso, é só hidratar e sentir a pele limpinha e cuidadinha. Parece difícil e chatinho, mas não é não, tá? Bora deixar os poros livres!

Giulia Aimi, estudante de Artes Visuais e apaixonada por maquiagem. Respira cores e se encanta pela imensa variedade que possuem. Maquiar é dar vida à arte!

Tirei a maquiagem, e agora? - por Giulia Aimi

Há algumas - várias - edições atrás, escrevi sobre como preparar a pele para receber uma maquiagem. Mas como cuidar da pele após removê-la? É tão fundamental quanto os primeiros cuidados. Começaremos do básico: o tão amado demaquilante. Existem diversas formas desse produto. Pode ser encontrado bifásico (normalmente para a área dos olhos), líquido e sem óleo na composição (para o rosto em geral), em creme, em pasta, como lenços umedecidos... Opções não faltam.

--- LEIA TAMBÉM: DEMAQUILEI OS OLHOS, MAS E O ROSTO? - POR GIULIA AIMI ---



Muitos demaquilantes estão sendo produzidos com o cuidado específico para cada tipo de pele, o que facilita a vida de muita gente. Um demaquilante bifásico - aquele que se divide em dois, sabe? - é específico para a área dos olhos pois suas duas camadas, quando misturadas, o tornam mais "potente" na remoção. Normalmente, nos olhos temos produtos que aderem mais na pele, como delineadores, glitters, máscaras de cílios e até a cola para cílios postiços.

Para removê-los corretamente e sem danificar a pele, precisamos de um produto que deslize melhor (por isso a aparente oleosidade dele)e ao mesmo tempo retire tudo e deixe a pele limpa. Acredito que a utilização todos conhecem, né? Molha bem o algodão, passa pelo rosto e voilá... Só que não! Na grande maioria das vezes, só o demaquilante não é o suficiente para remover a maquiagem. Ele tira a camada mais grossa e superficial, mas os poros ainda estão lá, entupidinhos de base e corretivo. O que fazer? Isso, meus amores, conto pra vocês no mês que vem...Até lá!

Giulia Aimi, estudante de Artes Visuais e apaixonada por maquiagem. Respira cores e se encanta pela imensa variedade que possuem. Maquiar é dar vida à arte!

Investindo em maquiagem - por Giulia Aimi

Oi! Voltamos a falar sobre como investir em makes! Como na edição passada falei sobre produtos para a pele, nessa vou focar em produtos para os olhos. Já inicio dizendo que o maior cuidado deve ficar na compra do primer, pois é ele que vai garantir a funcionalidade da sombra. Sem um bom primer, dificilmente elas ficarão intensas e permanecerão nas pálpebras por muito tempo, pois estão sem uma "base" úmida para se fixar.

Uma boa dica para ter um kit de sombras versátil e muito útil são as paletas. Em sua maioria, elas possuem diferentes acabamentos que vão do opaco - ótimo para esfumar - ao cintilante e/ou acetinado - perfeitos para iluminar. Uma paleta com tons neutros já vai te garantir uma infinidade de opções, além de muitas vezes sair mais em conta do que comprar sombras unitárias. Outro ponto importante para manter a atenção: delineador.



É essencial investir em um delineador de boa duração, fixação e pigmentação. Indico principalmente os delineadores em gel, por durar muito tempo na make, não transferir, ser fácil de trabalhar e render produto. Dependendo da frequência que você usa, um potinho de 3g de delineador pode durar mais de 1 ano! Ressaltando que vale muito analisar o custo x benefício de cada produto, pois investir e gastar possuem significados bem diferentes. Aos poucos, você vai adquirindo experiência e quando menos perceber, vai estar com um kit maravilhoso em casa, te garanto!

Giulia Aimi, estudante de Artes Visuais e apaixonada por maquiagem. Respira cores e se encanta pela imensa variedade que possuem. Maquiar é dar vida à arte!

Como investir em maquiagem? - por Giulia Aimi

Nesta edição, vamos conversar um pouquinho sobre como comprar maquiagem sem gastar tudo e mais um pouco. Para poder explicar melhor para vocês,vou dividir esta coluna em duas edições, portanto seguiremos nesse assunto na próxima coluna. Vamos começar pela dica principal: invista em produtos para a pele, pois são o que exigem melhor acabamento e duração.

Os produtos para olhos não precisam ser dos mais carinhos, mas falaremos disso mês que vem, ok? Atualmente, o mercado brasileiro vem evoluindo muito na maquiagem e ganhando um espaço no nosso coração por trazer produtos com um ótimo custo x benefício. Indico a vocês cuidado maior nas escolhas de base, corretivo e pó, já que uma pele bem feita traz outra vida à maquiagem e, por óbvio, precisa durar.

Não precisa comprar aquela base mais cara de todas... Basta ir em uma farmácia que possui uma boa variedade de marcas - o que, para nossa sorte, cresce cada vez mais - e logo você vai encontrar uma base que custa R$30,00 e traz o mesmo resultado de uma de R$150,00.



Vale muito pesquisar em sites e com maquiadores, pois estamos sempre à cata de produtos que possuam um desempenho muito bom e não levem nosso bolso junto com eles. Ah, outra coisa! Se os produtos vão ser comprados só para você, não precisa de vários tons ou várias opções.

Uma que lhe sirva muito bem vai ser perfeito, vai por mim! Sobre os pincéis, é possível montar um kit ótimo com as opções oferecidas em farmácias, ou já comprar um kit pronto pela internet. Pesquisem muito! É possível achar um kit de ótima qualidade por um precinho camarada. Assim já dá pra começar a montar sua coleção, né? Continuamos mês que vem! Até lá!

Giulia Aimi, estudante de Artes Visuais e apaixonada por maquiagem. Respira cores e se encanta pela imensa variedade que possuem. Maquiar é dar vida à arte!

Esponjas para maquiar - por Giulia Aimi

"Tão úteis quanto os pincéis, são as esponjinhas para maquiagem."

Elas podem vir em vários formatos, cores, tamanhos, mas possuem a mesma função. Uma esponja suga o produto que entra em contato com ela e na maquiagem não é diferente. Elas servem para dar um acabamento mais natural à pele, fazendo com que o produto possa aderir mais e removendo seu excesso.

Algumas precisam ser umedecidas para o uso, basta colocá-la embaixo da torneira até que ela inche e depois remover todo o excesso de água, deixando-a gordinha e úmida. Já outras, normalmente as que tem formato triangular - como uma fatia de queijo, as famosas esponjas queijinho - não precisam de água.



É muito importante destacar que essas esponjas são para produtos cremosos e pós soltos. Elas são higienizadas da mesma maneira dos pincéis, e devem ser limpas na mesma frequência também. Utilizamos as esponjas com batidinhas leves na pele, sem arrastar a base, por exemplo.

As batidinhas aderem mais nos poros e já controlam a quantidade de produto. Dificilmente uma base aplicada com uma esponja umedecida terá aquela aparência de massa corrida. Outro ponto ótimo: essas esponjinhas são bem baratas, viu?

Giulia Aimi, estudante de Artes Visuais e apaixonada por maquiagem. Respira cores e se encanta pela imensa variedade que possuem. Maquiar é dar vida à arte!

Aplicando Blush - por Giulia Aimi

O blush é um dos itens mais delicados na hora de finalizar a make. É muito fácil ficar com aquela aparência de ”chinelada” e se dar conta só depois. Mas claro, como toda boa maquiagem, existem truques para resolver o problema, não é? Começamos pela escolha do blush.

Considero o melhor tipo aquele em pó, pois facilita o controle da quantidade aplicada e é melhor para esfumar. Evitem blushes rosas, são os mais difíceis de harmonizar e mais fáceis de marcar, trazendo aquela aparência de “festa junina”.



Blushes de tons mais terrosos, ou até os bronzers para fazer o contorno do rosto são a melhor pedida, por deixarem aquele ar de saúde e bochechinhas levemente coradas. Pressione o pincel contra o produto de forma leve, e não esqueça de dar uma batidinha antes para tirar o excesso, assim ficará com a quantidade necessária.

Um truque para aplicar é dar um sorrisinho leve, salientando as maçãs do rosto. Vá passando o pincel levemente das maçãs em direção à raiz do cabelo. Pesou a mão? Passe o pincel que você utilizou pó compacto em cima! Ele vai suavizar a marcação e ajudar a esfumar o blush na pele e depois, só alegria! 

Giulia Aimi, estudante de Artes Visuais e apaixonada por maquiagem. Respira cores e se encanta pela imensa variedade que possuem. Maquiar é dar vida à arte!

Como Higienizar os Pincéis? - por Giulia Aimi

Assim como cuidamos ao escolher quais produtos iremos utilizar em nosso rosto, devemos prestar bastante atenção na higienização dos pincéis que iremos aplicar. Um pincel sujo é um dos maiores perigos nos cuidados da pele, pois possui uma facilidade imensa de acumular bactérias, principalmente quando ficam expostos.

Como primeira dica, aconselho lavar os pincéis a cada 15 dias, mas para quem os utiliza com muita frequência, uma semana pode ser o intervalo suficiente.



Um dos melhores produtos para a higienização é o shampoo de Ph neutro (aqueles para bebês, sabe?), pois limpa mais profundamente os resíduos, além de ser menos agressivo para a pele. É fundamental cuidar para molhar apenas as cerdas dos pincéis, já que o cabo que as une é feito de madeira, que úmida pode causar apodrecimento do cabo e fazer com que algumas cerdas se soltem.

Os pincéis devem secar na horizontal ou de cabeça para baixo, de forma que evite acúmulo de água. Lave sempre com movimento para frente e para trás, isso evita o embaraçamento das cerdas. Repita o processo até que a espuma fique totalmente branca. Tomando estes cuidados, seus pincéis podem durar até 10 anos! Vale a pena, né?

Giulia Aimi, estudante de Artes Visuais e apaixonada por maquiagem. Respira cores e se encanta pela imensa variedade que possuem. Maquiar é dar vida à arte!

 

As sobrancelhas importam? - por Giulia Aimi

Algumas pessoas acreditam que elas não fazem parte da maquiagem ou sequer fazem diferença no resultado final. Na dica de hoje conto para vocês que as tais sobrancelhas são fundamentais para qualquer make.

Com design e correção bem feitos, elas são um dos principais elementos para harmonizar nosso rosto, pois dão formato e, por muitas vezes, podem até mudar nossa expressão. Para corrigir as falhas e preencher a sobrancelha, não é preciso muito trabalho, basta estar com um pincel chanfrado e uma sombra marrom nas mãos.

Vale lembrar aqui que a sombra preta não deve ser utilizada para correção, assim como os lápis de grafite. Indico a sombra ao invés de lápis para sobrancelhas, pois elas são mais fáceis de trabalhar. Além disso, o lápis possui uma espécie de cera em sua composição que, se não for removida corretamente todos os dias, pode entupir os poros e causar mais falhas no crescimento.



Comece corrigindo pela base das sobrancelhas, fazendo um traço conforme seu formato enquanto leva a sombra “para cima”, preenchendo o restante. Lembre-se de deixar o início da sobrancelha mais suave, para não pesar sua expressão. 

Um designer deixará sua sobrancelha correta e harmônica conforme seu rosto, vale a visita!!!

Giulia Aimi, estudante de Artes Visuais e apaixonada por maquiagem. Respira cores e se encanta pela imensa variedade que possuem. Maquiar é dar vida à arte!

O que achou, foi útil para você? Então conta pra nós!

Artigos que podem te interessar

view_module reorder

Estar solteiro: bom ou ruim - por Douglas Blanca

Logo no final das férias acadêmicas desse ano, vendo alguns posts nas redes sociais, pude perceber que para algumas pessoas...

Atividades - O fantástico Sistema Solar

O Sistema SOLAR é formado pelo Sol, PLANETAS e seus SATÉLITES, e pequenos corpos que são: COMETAS, meteoros, ASTERÓIDES, entre...

Carlos e Valéria - por Franco Vasconcellos

Era janeiro. As árvores da Júlio de Castilhos ainda mostravam-se verdes. Saímos de casa junto com o caminhão da mudança...

PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) • estas plantas são punk! - por Telmo Focht

Você já ouviu falar nas PANC? Apesar de ter a mesma pronúncia, nada tem a vem com os punks, movimento...

Plantas e flores - Quais devo usar? - por Roger França

Primavera, verão... Calor! Normalmente, esta é a época em que nos dedicamos a embelezar nossos jardins. Há uma explosão de...

Quem sou eu? - por Mercedes Sanchez

“Posso ter a surpresa de descobrir que dediquei minha vida a viver na superfície, na periferia das coisas, sem penetrar...

Vale a pena ver de novo? - por Evanise G. Bossle

Vejo pela tevê Minutos e  minutos de quê? Partidos novos e antigos, rostos anônimos e outros conhecidos. Prometem o mesmo...

Liberdade interior - por Mercedes Sanchez

Muitas vezes nos imaginamos seres livres e imediatamente relacionamos com a ideia de poder fazer o que quiser e quando...

O problema do lixo nas cidades - por Maria Helena Costa Fernandes

Lixo é todo e qualquer resíduo produzido pelo ser humano. A presença de lixo contribui  para a poluição visual, do...

Turismo natural como vocação serrana - por Karine Klein

As opções de lazer natural são muito procuradas aqui em São Francisco de Paula, já que a natureza presenteou esta...

Patrocinadores da cultura