Redação Usina

Redação Usina

2º Fórum Municipal de Cultura de São Francisco de Paula stars

Depois do sucesso de participação no primeiro Fórum Municipal de Cultura, vem aí o segundo encontro.

É a hora de escolher os integrantes do Conselho de Cultura que estará representando a cidade, avaliando projetos e defendendo os interesses do setor.

É um momento de suma importância, e o envolvimento da comunidade artística da cidade é mais importante que nunca.

Por isso, se você músico, artesão, artista, escritor, pintor, dançarino, agente cultural, etc, você deve participar, se envolver, para que possamos tomar decisões juntos e definir o futuro das ações culturais do município.

Participe! Convide as pessoas que você conhece e que podem se interessar!!

 

Quando: Quinta 11/01/18 

Horário: às 18h30min

Onde: no Centro de Informações Turísticas.

Caminhada de verão na Floresta Nacional de São Francisco de Paula / RS stars

TRILHA DAS ARAUCÁRIAS CENTENÁRIAS, MIRANTE DA USINA E TRILHA BOLO DE NOIVA.

Saída: Lago São Bernardo – Quiosque

Inicio das inscrições: 08h30min

Horário: saída às 10h00min e retorno às 17h00min (provável).

Data: 13 de Janeiro de 2018 – SÁBADO

VALOR: R$40,00 POR PESSOAS

INFORMAÇÕES E INCRIÇÕES PELO EMAIL:
caminhosdecimadaserra@gmail.com

Fone/Watsapp: 54 999414044



INFORMAÇÕES GERAIS DA CAMINHADA:

Nível: fácil*
Trilhas bastante úmida e com barro devido as constantes chuvas anuais e a caminhada ocorrerem numa floresta úmida.
Tempo da caminhadas +/- 5 h30min
Distância:
4,4km –Trilha Bolo de Noiva
5 km - Trilha das Araucárias centenárias e Mirante da Cachoeira da Usina.
Percurso: É uma oportunidade de contemplar a Mata de Araucárias dentro de uma Unidade de Conservação de uso Sustentável Federal, local propício para conhecer a flora e fauna de uma das matas mais ricas em Biodiversidade do Rio Grande do Sul.


ROTEIRO RESUMINDO:

Saída do Lago São Bernardo, em comboio de carros, segue o grupo em direção ao Distrito de Rincão do Kroeff a 28km do centro da Cidade. Os caminhantes ao chegar na FLONA-SFP irá contemplar belíssimas áreas com ranchos, cascatas, fauna, e flora abundante e diversificada. Lá é desenvolvido projeto de manejo florestal, tem grande importância como fonte cientifica para a área da silvicultura, fauna e botânica. Tem trilhas ecológicas em meio à mata nativa onde leva as duas Araucárias Centenárias e a Cascatas de águas cristalinas. As atividades começam na chegada na Unidade de Conservação onde será apresenta para o grupo as atividades da FLONA, depois o grupo será levado a uma casa que será a base,onde servirá de apoio para alimentação, banheiros e local para deixar seus pertences para a caminhada.
A primeira caminhada que o grupo ira fazer é a trilha das araucárias centenárias e mirante da cachoeira da Usina, retornando a casa base do grupo na sede da FLONA o grupo fará a pausa para lanche e descanso para depois no inicio da tarde fazerem a trilha bolo de noiva onde os caminhantes caminharam por estradas no meio de plantios de araucárias até chegar a cachoeira bolo de noiva.
Os organizadores sugerem que os participantes utilizem roupas leves e calçados confortáveis para a caminhada. Lembrando, que os participantes levem seu lanche. Mesmo com chuva e frio o evento será realizado.


SERVIÇOS INCLUÍDOS* **:

- Serviços de Agenciamento;
- Guia e Condutor Ambiental;
- Entrada na FLONA SFP;
- Trilha na natureza;

*ALIMENTAÇÃO:
- Cada participante deverá levar seu lanche e água;

**TRANSPORTE:
Cada participante que virá para a caminhada vai se deslocar com seu veiculo chegando até o lago São Bernardo. Após o término das inscrições da caminhada os inscritos seguirão em comboio de carro, o percurso tem 19 km de asfalto (RS-020) 5 km estrada de chão ( RS- 484) e 4km estradas internas da FLONA. Ao final da atividade o grupo retorna a cidade e cada uma volta para seu destino.

.
FORMA DE PAGAMENTO:
Pagamento no dia da inscrição!!!


O QUE VOCÊ DEVE LEVAR NA CAMINHADA?
- Sua alimentação: alimentos leves e não perecíveis;
- Água;
- Tênis ou bota para caminhada já utilizado anteriormente;
- Meias para evitar bolhas nos pés;
- Calça de agasalho, malha e uma jaqueta confortável para o frio;
- Capa de chuva;
- Saco de lixo;
- Mochila pequena;
- Chapéu/boné;
- Maquina fotográfica e/ou filmadora;
- Repelente e protetor solar;
- Itens de Primeiros Socorros.


CONDIÇÕES CLIMÁTICAS:

A região dos Campos de Cima da Serra tem uma grande variação climática, podendo estar chovendo, frio e com cerração no dia do passeio, o que só tem a acrescentar, pois é uma atração a mais para o visitante. A estrada de acesso está em boas condições.

CANCELAMENTO DA ATIVIDADE:

A Agência de Ecoturismo Caminhos de Cima da Serra resguarda o direito de cancelar o evento ou as atividades sem aviso prévio, por motivos de não fechar o numero mínimo de participantes e condições climáticas desfavoráveis a prática das modalidades que venha comprometer a segurança da equipe ou dos participantes.

Realização:
Agência de Ecoturismo Caminhos de Cima da Serra

Apoio:
Condutores Ambientais de São Francisco de Paula da Fundação Projeto Terra
Floresta Nacional de São Francisco de Paula
Corpo de Bombeiros de São Francisco de Paula
Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula

Página do evento no facebook

20 e 21 de janeiro - Invasão Celta na Terra dos Cânions stars

Bem-vindos às Highlands Gaúchas!
Shows do Bando Celta, arco e flecha, feira, música, danças.
Todas as tribos são bem-vindas nessa invasão!

Quando: 20 e 21/01/2018
Onde: Cambará do Sul - RS - Aparados da Serra - Brasil
Shows do Bando Celta, arco e flecha, música, danças e feira.
Realização: Vento da Costa e Aeturcs
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | 54 99623.8447

Evento no facebook  aqui

Para escrever... agora... Por Daísa Rossetto

Fale-me de literatura quando o feriado acabar. Entregue-me em Lisboa antes que o dia termine. Deixe a casa por desmoronar.  Deixe estar quem espera se desmanchar em amargas saudações passadas.
Deixe tudo como está. Repara bem onde está...
Demora, na biblioteca vazia... E demora no espirro que não sai.
Demora...
Demora...
Demora o prazo que não está para respeitar. Entrega a tua – tua – palavra como está. Como é ela para estar. (Eu quero dizer tua)
E então deixa a música tocar apenas... Unicamente nos ouvidos vermelhos de frio. O inverno começou sem ninguém avisar.
E a música continua... a tocar.
E de repente, toca o silêncio da sala o livro batendo na mesa e meus dedos apressados dedilhando teclas. A letra que escrevo. E depois o sino marcando hora cheia: 10:00.
Dizem que na próxima semana será outro ano. E há os que vestem branco.
E haverá talvez um novo livro, um nome errado. E um anseio latente de ser vento no mundo... No mundo...
Depois já é outro ano, outro livro, outra palavra riscando o silêncio da sala quase vazia. E o sol aparecido depois da madrugada em chuva e uma tal amargura por não deixar descansar os anos acumulados nas costas, um girar de cabeça que não descobre a verdadeira história. Um tempo fora das horas que se esgota sem uso, um tal tempo perdido de um livro que não foi lido até o fim. Então a demora é pressa. E a vida está presa num porão abandonado. E o amanhã não chega, demora e o ontem não tem permissão para voltar.  
Então eu me demoro. Neste tal do agora, na palavra agora, nas letras do agora. Numa versão errada do agora...
Escrevo pois não sei se o amanhã se demora, e eu não quero esparramar do meu tempo nesse palco de tribunal que martela sobre passado que poderia ter sido e futuro acumulado em banco e em dias sem uso. Eu não tenho pressa, já não...
Repara bem outra vez. Presta atenção no que digo: Agora. Em letra. Vou escrever... Agora...

27/12/2017

Luis Fernando Verissimo foi homenageado com o troféu Escritor do Ano e dedicou o prêmio a seu pai stars

Academia premia melhor poesia e melhor tese acadêmica

Em cerimônia que contou com a presença do escritor Luis Fernando Verissimo, a Academia Rio-Grandense de Letras premiou os vencedores do primeiro concurso literário da entidade, na noite de terça-feira, 12, no auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, entre canções do músico Toneco, ao vivo com violão, e leitura de trechos de textos do cronista.

Germana Zanettini recebeu o Troféu Alceu Wamosy pelo livro Eletrocardiodrama (Editora Laranja Original) pelas mãos do presidente da ARL, Avelino Collet. Os outros indicados para melhor livro de poesia receberam diplomas, os escritores Demétrio de Azeredo Soster, pelo livro Quase coisa (Editora Catarse), e Maria do Carmo Campos, por Cenas mínimas (Editora Libretos). 

Na categoria Dissertação Acadêmica, Daniele Marcon, da Universidade de Caxias do Sul, levou o Troféu Dyonélio Machado, com a tese Afinal de contas, o que é um gaúcho? Erico Verissimo e as identidades regionais do Rio Grande do Sul, entregue pelo artista que criou os troféus em bronze, Lucas StreyO outro finalista era Fabrício Antônio Antunes Soares, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com Farrapos de estórias: romance e historiografia da Farroupilha (1841-1999).

Verissimo foi homenageado pela Academia com o Troféu Escritor do Ano, depois de escolhido em votação pelos acadêmicos. Emocionado, o autor lembrou a data próxima do aniversário de seu pai, o escritor Erico Verissimo, e dedicou o prêmio a sua memória: "A pessoa responsável pelas minhas leituras e influência, um exemplo de vida", disse.

A ARL foi fundada em 1901 e é filiada à Federação das Academias de Letras do Brasil. Atualmente tem 40 membros, eleitos por critérios de mérito literário e relevância na cena literária gaúcha. Sua sede preserva uma pinacoteca com obras doadas e uma biblioteca com livros de escritores do Estado, além de documentos de memória da instituição.

Fotos/Capa: Luis Ventura

Definidos Finalistas do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras - Cerimônia de Premiação 12 de dezembro

Já foram definidos os finalistas do primeiro concurso literário lançado este ano pela Academia Rio-Grandense de Letras e a cerimônia de entrega do Prêmio ARL será dia 12 de dezembro, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), auditório Barbosa Lessa, às 19 horas.

Os indicados para o Troféu Alceu Wamosy, categoria Poesia, são os escritores Demétrio de Azeredo Soster, com o livro Quase coisa (Editora Catarse), Germana Zanettini, com Eletrocardiograma (Editora Laranja Original), e Maria do Carmo Campos, com Cenas mínimas (Editora Libretos).



Para a categoria
Dissertação Acadêmica, Troféu Dyonélio Machado, foram selecionados Daniele Marcon, da Universidade de Caxias do Sul, com a tese Afinal de contas, o que é um gaúcho? Erico Verissimo e as identidades regionais do Rio Grande do Sul, e Fabrício Antônio Antunes Soares, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com Farrapos de estórias: romance e historiografia da Farroupilha (1841-1999).

Os troféus, fundidos em bronze, foram confeccionados pelo artista Lucas Strey.

A ARL foi fundada em 1901 e é filiada à Federação das Academias de Letras do Brasil. Atualmente tem 40 membros, eleitos por critérios de mérito literário e relevância na cena literária gaúcha. Sua sede preserva uma pinacoteca com obras doadas e uma biblioteca com livros de escritores do Estado, além de documentos de memória da instituição.

Data: 12 de dezembro
Horário: 19h às 22h
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Auditório Barbosa Lessa - 4º andar (Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico)

Gabinete da Primeira-Dama de Gramado leva tema de violência contra a mulher para as escolas

Com o objetivo de trabalhar a prevenção da violência contra a mulher e promover a igualdade de gênero, o Gabinete da Primeira-Dama, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), está realizando atividades junto às escolas do município.

Na terça-feira (21), também a pedido da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, a psicóloga do CRAM, Francine Bossardi, e assistente social Cristina Concatto, conversaram com mais de 40 jovens do 8º e 9º ano, apresentando o trabalho desenvolvido pelo Centro, o que está previsto na Lei Maria da Penha, bem como funciona a Rede de Proteção à Mulher. A iniciativa busca também alertar os jovens sobre os tipos de violência. A Psicóloga do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM), Greice Ceolin Salvagni, também participou do encontro.

De janeiro a outubro, o CRAM atendeu 59 novos casos e prestou 787 atendimentos, sendo a maior incidência de violência psicológica, seguido de violência moral, física, patrimonial e sexual. Já, de acordo com a psicóloga do HASM, com base nos casos atendidos pela instituição, a faixa etária de maior prevalência dos casos está entre os 20 e 40 anos, e mulheres com ensino fundamental incompleto. Greice ainda relatou aos estudantes que, na maioria das vezes, a violência contra a mulher ocorre na própria residência da vítima, e o meio de agressão é a força física, sendo o cônjuge o principal agressor.

A Orientadora Educacional Jurema Benetti Wiltgen Cicarolli, conta que violência contra a mulher foi um dos assuntos abordados pelos alunos no Projeto Político Pedagógico, onde a Escola objetiva desenvolver diversos temas de forma interdisciplinar.

Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher terá debate sobre a cultura do machismo
Na próxima segunda-feira, 27 de novembro, às 14h, ocorre mais uma atividade do CRAM com as escolas, com a palestra da Promotora de Justiça da Promotoria de Justiça da Violência Doméstica de Porto Alegre, Ivana Machado Battaglin. A atividade, alusiva ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, comemorado no dia 25, vai acontecer no Teatro Elisabeth Rosenfeld, na Câmara de Vereadores, contemplando mais de 100 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A palestra traz um retrospecto das diversas violações aos direitos humanos das mulheres ao longo da história da humanidade em todo o mundo, até os dias atuais. Busca também discutir os estereótipos de gênero e desconstruir o machismo, mostrando o quanto isso é danoso para homens e mulheres, meninas e meninos, pois é a gênese da violência doméstica e familiar.

Ainda, a palestra aborda diversos aspectos do feminismo, desmistificando alguns conceitos e preconceitos, e trazendo mensagens empoderadoras para mulheres e meninas se aceitarem como elas são (sem se deixarem sujeitar pela indústria do corpo perfeito, por exemplo), mostrando as desigualdades que ainda existem no mundo para as mulheres (salários menores, desvalorização no mercado de trabalho...), e revelando as várias faces da violência contra a mulher como, assédio, estupro, feminicídio e relações abusivas.

Sobre a palestrante
Ivana Machado Battaglin é Promotora de Justiça da Promotoria de Justiça da Violência Doméstica de Porto Alegre. Membro da COPEVID/GNDH – Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Ministério Público. Especialista em Penal e Processo Penal pela UniRitter. Especializada em Direito da Criança e do Adolescente com ênfase em Justiça Restaurativa pela Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP. E, palestrante nos temas de violência de gênero, abuso sexual e direitos humanos.

Texto: Marlova Martin

Créditos: Divulgação

Por um Natal mais Solidário

A campanha Natal Solidário em Gramado está nas ruas e busca a arrecadação de brinquedos novos e usados, livros, preferencialmente didáticos, e materiais escolares, que serão distribuídos às crianças do bairro Jardim no dia 16 de dezembro, e do Loteamento Altos da Viação Férrea, no bairro Várzea Grande, no dia 17 de dezembro. As doações podem ser entregues no Gabinete, à Rua Augusto Bordin, 296, bairro Floresta, ou nos pontos de coletas parceiros como, Lojas Quero-Quero, Lojas Benoit, Bazar Arco Íris, Caixa de Pandora, Bazar do Deca e Supermercado Berti.

O projeto, promovido pelo Gabinete da Primeira-Dama Bianca Bertolucci em parceria com Associação de Moradores do Bairro Jardim, conta com apoio de um grupo de moradores da cidade, e teve sua primeira ação em dezembro de 2016, quando mais de 700 pessoas participaram da atividade, e mais de 350 presentes foram entregues às crianças daquele bairro.

Para este ano, a equipe prepara inúmeras surpresas para os dois dias do evento e pretende contemplar mais de mil de pessoas. “Queremos que o Natal seja sempre uma lembrança linda na vida das nossas crianças, para que elas continuem sonhando e acreditando que o mundo pode ser sim um lugar bom de se viver. Mas para isso contamos com a solidariedade de cada um vocês”, comenta a primeira-dama. 

SERVIÇO
Natal Solidário

  • Bairro Jardim
    Data: 16 de dezembro, das 14 às 18h
    Local: Ginásio do bairro Jardim (ao lado da EMEI Jardim Encantado, à Rua Costa e Silva, 7)
  • Loteamento Altos da Viação Férrea, bairro Várzea Grande
    Data:
     17 de dezembro, das 14h às 18h
    Local: Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Casagrande (à Rua da Integração, 500)"

 *Doações nos pontos de coletas parceiros como, Lojas Quero-Quero, Lojas Benoit, Bazar Arco Íris, Caixa de Pandora, Bazar do Deca e Supermercado Berti.

Exposição Grécia Antiga chega a Gramado

Projeto inédito na cidade inaugura em 24/11 no Espaço Cultural da FAURGS.

IMPERDÍVEL
A Exposição Grécia Antiga chega a Gramado e convida a uma viagem inédita para percorrer quatro mil anos de história e de cultura grega. A concepção traz diversos elementos que mostram porque a Grécia é chamada de berço da civilização ocidental. Os moradores de Gramado e Canela terão valor especial de ingresso.

Com o apoio cultural do Vita Boulevard e institucional do Conselho Estadual de Cultura e Prefeitura Municipal, aborda os dez principais legados que surgiram na Grécia e ainda exercem sua influência no mundo moderno: Arte, Arquitetura, Filosofia, Literatura, Teatro, Música, Mitologia, Esporte, Medicina, Ciências, Política.

A exposição, que tem acontecido nas principais capitais brasileiras sempre com grande sucesso, conta com mais de 150 artefatos vindos diretamente da Grécia, entre esculturas, réplicas das coleções dos renomados museus da Europa, além dos principais sítios arqueológicos.

“É realmente uma viagem pela história da Grécia. Tivemos o cuidado de selecionar os ícones mais representativos de cada período e, para isso, contamos com a consultoria de Silvia Morgensztern, estudiosa da mitologia há mais de 20 anos”, lembra Ana Brites, curadora da exposição itinerante Legados da Grécia.

A exposição também tem como proposta receber grupos de estudantes interessados em aprofundar seus conhecimentos.

Viagem pelo tempo
Ao longo da exposição, o visitante será surpreendido pelos diversos recursos de interatividade. É possível, por exemplo, tirar fotos numa biga, carro puxado por dois cavalos e usado tanto no combate como numa modalidade esportiva. No Oráculo de Delfos, uma Pitonisa, nome dado às sacerdotisas de Apolo, oferece mensagens de otimismo aos visitantes através de um aplicativo touch. Outro elemento que chama atenção e um dos preferidos para fotos, é a escultura do Pégaso, o cavalo alado símbolo da imortalidade na mitologia grega. Os grandes nomes da filosofia grega também estão presentes, representados em bustos. 

Pessoas das mais diferentes gerações vão se surpreender com o Labirinto do Minotauro, além das réplicas do cavalo de Troia, com seis metros de altura e com os doze deuses do Olimpo em tamanho natural. Complementando o acervo, há ainda, as esculturas de Leônidas, rei de Esparta e Alexandre, o Grande.

Inclusão Social
Os deficientes visuais contam com um espaço sensorial para experimentar as diferentes texturas de frisos e frontões do Partenon e também obter informações úteis em Braille.

A exibição de vídeos com aproximadamente três minutos de duração se misturam às muitas atrações e acrescentam valiosos dados históricos sobre a antiga Grécia.

A Arquitetura está presente com a reprodução das três ordens arquitetônicas - Dórica, Jônica e Coríntia. Em destaque, a maquete do Partenon, o mais célebre dos templos gregos, construído no século V, AEC., em honra à Atená, deusa protetora de Atenas.

Confira alguns legados gregos:
Filosofia – os gregos sentiam-se livres para pensar, questionar, investigar sobre a origem e a ordem do mundo. Dedicavam seu tempo com qual o sentido da vida e questões profundas da existência. A Filosofia está representada por três grandes pensadores: Sócrates, mestre de Platão e este, de Aristóteles.

Política – os gregos respeitavam a lei, a ordem e eram intolerantes com a corrupção. Na Grécia, cada cidade tinha sua própria forma de governo, suas leis, moedas e guerreavam entre si. A Democracia surgiu em Atenas.

Arquitetura – a característica mais evidente é a simetria, expressão da busca pela perfeição, equilíbrio e harmonia. Foi dividida em ordens Dórica (básica), Jônica (graciosa) e Coríntia (luxuosa).

Literatura – a Literatura grega é admirável pela qualidade técnica e atual pela profunda humanidade. Através dos tempos, histórias sobre deuses e heróis foram contadas de geração em geração. 

Artes Plásticas – o conjunto inclui cerâmica, pintura e escultura.

Teatro – o teatro surgiu como parte das festividades em honra ao deus do vinho, Dionísio. Com o tempo o aspecto religioso foi deixado de lado e se voltou para os conflitos humanos. Daí nasceu dois gêneros: a tragédia e a comédia. As apresentações eram durante o dia, ao ar livre e faziam parte da educação do povo.

Ciência – os filósofos da natureza eram chamados pré-cientistas. No século VI AEC, Ciência, Filosofia, Medicina, Artes e Matemática faziam parte de um mesmo corpo de conhecimento.

Esporte – Os concursos e competições reuniam ao mesmo tempo o esporte e o espetáculo. Era uma maneira de unir os cidadãos em torno de valorização de um mesmo ideal atlético. O guerreiro devia estar preparado para correr, saltar obstáculos e lançar dardos, por exemplo.

Música – a palavra música nasceu na Grécia. Mousikê significa a arte das musas, e incluía também a poesia e a dança. Cantar e tocar instrumentos eram parte essencial da educação grega.

Medicina – no início, a Medicina era baseada em religião e magia. Com o surgimento da Filosofia e do pensamento lógico racional, por volta do século VI AEC, a Medicina deixou o campo do misticismo e entrou para o domínio da ciência. Hipócrates é considerado o pai da Medicina porque foi o primeiro a diferenciá-la da crença religiosa.

Serviço
Exposição Grécia Antiga / Legados da Grécia

Período: 24 de Novembro de 2017 a 14 de Janeiro de 2018
Horário: todos os dias, das 10h às 21h30 / exceto quartas e domingos, 10h às 20h
Local: Centro de Eventos FAURGS. Rua São Pedro, 663 – Centro
Estacionamento gratuito, com vagas limitadas.
Ingressos: R$50, com meia entrada para 3ª idade e estudantes mediante comprovação. R$35 para moradores de Canela e Gramado através do comprovante de residência.

Curadoria: Ana Brites
Realização: Aloha Eventos (RJ)
Apoio Cultural: Vita Boulevard, Korvatunturi, Convention Bureau
Apoio Institucional: FAURGS, Prefeitura Municipal de Gramado, UFRGS, Conselho Estadual de Cultura
Consultoria, pesquisa e conteúdo: Silvia Morgensztern

Informações e Assessoria de Imprensa
Centro de Eventos FAURGS 
Fernando C. Gomes, Produtor Cultural e Coordenador do Espaço Cultural
54 3286.4179 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Aloha: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/legadosdagrecia 
legadosdagrecia.com.br

Sobre a Aloha
A Aloha Eventos têm 27 anos de Expertise em realizar eventos inéditos nacionais e internacionais, inclusive para shoppings.

Sua sócia diretora Ana Brites utiliza o conceito chamado edutainment, Educação através do Entretenimento, e está sempre inovando com ações diferenciadas e sensoriais, que fazem com que o público aprenda de forma divertida e atrativa.

A Curadoria é de Ana Brites que realizou uma imersão nos sítios arqueológicos da Grécia e em seus principais Museus, além de visitar as Coleções Gregas que se encontram no Louvre, no Museu Britânico e no Vaticano. Criou uma Exposição inédita com réplicas das mais famosas obras, além de inovar com outras peças jamais vistas, dando vida à história, trazendo para o acervo o Minotauro, seu Labirinto, os 12 Deuses do Olimpo, entre outras atrações interativas, com recursos tecnológicos que facilita o interesse por parte dos mais jovens também.

 

São Chico Beatle Weekend pelos olhos de uma serrana stars

Depois dos últimos três dias ainda me sinto meio anestesiada. Que final de semana! Posso defini-lo em uma única palavra: sensacional. 

Eu, que às vezes não me sentia em casa na minha própria cidade. Eu que muitas vezes não tinha quase nenhuma identificação com os eventos que aconteciam aqui. Eu que muito reclamei pela falta de opções para o morador e para o turista vivi para ver São Chico brilhar. 

Não se trata somente de organizar um evento internacional, de trazer bandas de fora para dividir o mesmo palco com as daqui. Também não é sobre trazer a irmã do John Lennon – apesar de que Julia Baird, com sua simpatia foi uma atração à parte –. Trata-se de mostrar o potencial que o município tem. Well shake it, shake it, shake it, baby now.

Não é somente sobre quebrar paradigmas e trazer, para a cidade do Bugio e do tradicionalismo gaúcho, um evento do mais puro, autêntico e aclamado rock ‘n’ roll de todos os tempos. É sobre sair do óbvio, surpreender. You say you want a revolution...

Não falamos apenas de deixar de estar à sombra de municípios vizinhos e seus grandes eventos. Mas sim de oferecer outro tipo de atração, para outro tipo de público. É sobre encontrar o nosso caminho no turismo. É sobre começar a definir quem somos enquanto destino turístico. Here comes the sun...

Não é sobre provar nada para ninguém. É sobre resgatar a autoestima de um município que há oito meses foi destruído por uma catástrofe climática. É sobre devolver a alegria às ruas, o clima descontraído às conversas, a esperança ao olhar. Don't let me down...

Não é somente sobre promover um evento gratuito, que transcende idade, cor, religião, ideologia política. É sobre ver crianças correndo na grama verde do Lago São Bernardo, jovens fazendo amizades e idosos balançando o esqueleto numa alegria juvenil. Como no tempo dos quatro guris de Liverpool. É sobre fazer como os Beatles fizeram. Falar de amor, ser e promover amor. All you need is love. 

Não é apenas sobre parar de dar desculpas para não fazer. É sobre deixar de lado pequenices políticas e pensar na população e no que ela quer. Let it be, let it be...

Não quer dizer somente unir o público e o privado. É sobre falar de união. Literalmente dar as mãos por uma causa. A nossa causa. Come together, right now over me.

Nos últimos anos eu andava meio desanimada com os rumos que São Chico tomava, não me sentia mais pertencente daqui. Meu amor pela cidade sim, é e sempre será incondicional, porque é a cidade onde nasci, cresci, onde meus pais sempre viverão, a que tem minha história.  Mas minha admiração estava lá em baixo, é verdade. Nos últimos três dias, ao som de muito rock ‘n’ roll essa chama reacendeu.  Que ela possa crescer. Todos os dias e cada vez mais. 

Duvido que algum serrano não tenha saído emocionado e orgulhoso do primeiro (porque já sabemos que ano que vem tem de novo :D ) São Chico Beatle Weekend.  Let's rock, São Chico! 

SERRANÍSSIMA
São Chico em pauta

Karine Klein é jornalista, apaixonada por São Chico. Sonha viver de contar histórias e acredita que cada um pode começar a mudar o mundo.

O que achou, foi útil para você? Então conta pra nós!

Artigos que podem te interessar

view_module reorder

São Francisco de Paula promove Beatle Weekend com atrações nacionais e internacionais

Evento ocorrerá durante três dias à beira do Lago São Bernardo, em novembro A Beatlemania no Brasil receberá um novo impulso...

O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares • Ransom Riggs - por Isabela Sanchez

Jacob Portman é um garoto que desde pequeno sonha acordado com as histórias de infância de seu avô, mas a...

Bobó de frango - por Rosangela Valim Traslatti

Ingredientes: 03 Peitos de frango 02 Colheres (S) de azeite 02 Colheres (S) de massa de tomate 02 Cebolas pequenas...

Sob medida - por Tiago Oliveira da Costa

“Uma TV a cada dez metros quadrados, a programação diáriaOs partidos políticos, as promessas em tempos de eleição As propagandas...

Curso de Jardinagem SINDICATO RURAL + SENAR - por Maríndia Lisboa

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2016, realizou-se a través Sindicato Rural de São Francisco de Paula, um...

Chile - Um país delineado pelo deserto - por Karine Vasem Klein

Na edição passada contei para vocês um pouquinho do meu encanto ao descobrir o Peru, relatando o passeio no Lago...

Sabia que...

... Istambul, na Turquia, está localizada em dois continentes? A cidade é dividida em duas pelo estreito de Bósforo, que também...

Sociedade civil apresenta minuta de lei de proteção de animais

Uma minuta de lei de proteção aos animais foi entregue na tarde desta quarta-feira, 9 de agosto, à advogada do...

Sobre a responsabilidade ante o pensamento - por Lucas Rodrigues

“Um asno pode ser trágico? – Pode-se perecer sob uma carga que não se pode carregar nem lançar por terra?...

Rincão Poético: Pra que tanto - por Rodolfo Machado

Ali do meu lado estava você sapatos vermelhos, batom tom igual, nos lábios de Deusa.. foi tão sensual Por onde passou...

Patrocinadores da cultura