Redação Usina

Redação Usina

São Francisco de Paula promove Beatle Weekend com atrações nacionais e internacionais stars

Evento ocorrerá durante três dias à beira do Lago São Bernardo, em novembro

A Beatlemania no Brasil receberá um novo impulso nos próximos dias 17, 18 e 19 de novembro. Depois da turnê de Paul McCartney pelo país, artistas de Liverpool, Argentina, Rio de Janeiro, Florianópolis e diferentes cidades do Rio Grande do Sul subirão ao palco da Beatle Weekend que será realizada às margens do Lago São Bernardo, na charmosa São Chico, na Serra Gaúcha.

A escritora e irmã de John Lennon, Julia Baird, integra o grupo inglês, que traz ainda Bill Heckle, um dos donos do The Cavern Club, e artistas das duas bandas residentes da famosa casa onde os Beatles começaram a carreira, em Liverpool. A dupla promete contar bastidores, autografar livros e CDs e conversar com o público.

Além das atrações da Inglaterra, a programação apresenta bandas que já tocaram em Liverpool: a argentina Nube9, a Sonido Club, de Santa Catarina, Nelson & Os Besouros, de Porto Alegre e Blue Beetles e Gui Lopes e banda, do Rio de Janeiro.

A valorização dos talentos locais inclui bandas de São Chico, além do coral da cidade, bandas das vizinhas Gramado e Canela e um grupo de dança Beatles, de Taquara.

A São Chico Beatle Weekend será realizada em um dos mais belos cenários da Região das Hortênsias, o Lago São Bernardo, verdadeiro cartão postal da cidade. O lago está a cerca de 30 quilômetros do 1º e Único Museu dos Beatles do Brasil, em Canela. Durante três dias, o público poderá visitar o museu, desfrutar da paisagem serrana gaúcha e prestigiar os artistas que eternizam o maior fenômeno pop de todos os tempos.

Cidades irmãs
São Chico foi escolhida para se transformar em cidade irmã de Liverpool. O idealizador do projeto, e do evento, é o médico Carlos Chaves, que há 20 anos representa o Cavern Club no Brasil. O trabalho filantrópico de divulgação da arte musical brasileira na Inglaterra transformou em 2004 o Rio de Janeiro em cidade irmã de Liverpool, criando o conceito de “Twin Cities” (cidades irmãs), com o qual é possível instituir intercâmbio sócio-cultural, visando a realização do Festival de Música Beatle Weekend.

“A motivação por trás do Beatle Weekend é o desenvolvimento do turismo e da cultura como meio de fomento socioeconômico do município e como polo de negócios para a região”, diz Chaves.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
Sexta
16h30min | Abertura 
16h45min | Coral de São Francisco de Paula 
17h | The Beatles no Acordeon – Diego Dias (POA)
18h | Capitão Groove (Gramado)
19h | Lareirau Canta Beatles (São Chico) 
20h | Tchê Beatles (POA) 
21h | Nelson & Os Besouros (POA)   

Sábado
13h | Papo com Júlia Baird e Bill Heckle 
14h | Vagabeatles (Canela)
15h | Barca Orbital (São Chico) 
16h | Renan & Os Caras (São Chico) 
17h | Barba & Blues (São Chico) 
18h | Na Capa da Gaita Blues Band (São Chico) 
19h | Gui Lopes & banda (RJ) 
20h | BlueBeetles (RJ) 
21h | John Keats (Liverpool) e Gui Lopes & Banda (RJ)    
Domingo
12h | Espetáculo "Memórias Beatles, Grupo de Dança  "ANDANÇAS" (Taquara) 
13h | Gelson Oliveira (POA) 
14h | Sogro Inglês (São Chico) 
15h | Sonido Club (Florianópolis) 
16h30min | Coburn Brothers (Liverpool) e BlueBeetles (RJ)  
18h | Nube9  (Buenos Aires)

Com 20,5 mil habitantes, a pequena São Chico é um dos maiores município do estado em extensão. Está a 900 metros acima do mar, o que favorece geada e até neve no inverno, a neblina e o clima agradável no verão.
A região dos Campos de Cima da Serra é dona de uma privilegiada natureza formada por uma paisagem típica de coxilhas, entremeadas por campos e matas cercadas por cursos d´agua. A mata com maior destaque é a que apresenta a exuberante araucária.
A cidade está distante 39 km de Gramado e a 32 Km de Canela, conta com rede hoteleira de aproximadamente 1 mil leitos.

Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto
Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula
Contatos: 
Assessoria de imprensa: Carolina Andriola (54) 99255-8683
Coordenação: Lúcia Pires (51) 98122-9680 

Julia Baird é presença confirmada no São Chico Beatle Weekend stars

Irmã de John Lennon estará no festival com grupo do The Cavern Club

Escritora e diretora da Cavern City Tours, em Liverpool, Julia Baird, 70 anos, integra o grupo de músicos e empresários do Reino Unido que estarão no Festival São Chico Beatle Weekend, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, às margens do Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula. A presença de lendários personagens da cidade natal de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, e diretores do The Cavern Club, chancela o evento que busca integrar artistas brasileiros e ingleses em torno do legado Beatles.

“O Brasil tem tudo a ver com os Beatles. As bandas brasileiras são absolutamente fantásticas, e os fãs são apaixonados pela música como poucos”, diz Júlia.

Júlia Baird trabalhou como professora de necessidades especiais, e depois da morte de Lennon, escreveu  “John Lennon, meu irmão” (com Geoffrey Giuliano) e o mais recente  Imagine: Crescendo com o Meu Irmão John Lennon, publicado também no Brasil.

“Este livro é a minha tentativa de dar sentido à minha própria vida e a do meu meio-irmão John. Todas as famílias têm histórias secretas e a maioria passa suas vidas tentando mantê-las escondidas até mesmo uns dos outros. Na nossa, entretanto, as histórias escondidas têm sido penduradas em uma tela gigante nos céus, convidando à verificação e crítica de todos e à pesquisa e dissecação dos especialistas em Beatles e em John. Tivemos que deixá-los continuar, sabendo que grande parte as histórias estavam erradas. Na verdade, tantas coisas inexatas têm sido escritas sobre John e nossa família que, às vezes, tenho que lembrar a mim mesma essas verdades básicas.", diz a autora.

 Jon Keats e os Coburn Brother's são as duas atrações inglesas da programação, além do proprietário do The Cavern, Bill Heckle. Os músicos são residentes da casa onde os Beatles começaram a carreira. Jon Keats é também o novo diretor da International  Beatle Week de Liverpool.

“O esforço que as bandas brasileiras fazem para levar a obra dos Beatles a todos é fantástico. São eventos como este que fazem esse fenômeno que surgiu há mais de meio século em Liverpool se aproximar de um público jovem que está do outro lado do Atlântico”, destaca Jon Keats.

Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto
Prefeitura de São Francisco de Paula
Assessoria de imprensa: Carolina Andriola (54) 99255-8683
Coordenação: Lúcia Pires (51) 98122-9680

Livro infantil ecológico traz passatempos e brincadeiras com consciência ambiental stars

Entre os fatores que contribuem para os problemas ambientais enfrentados nos últimos tempos, pode-se destacar a ação do homem, atuando de forma negativa no ambiente natural. Diante desse fato, faz-se necessário a criação de estratégias para minimizá-la, como a educação ambiental, visando à formação de cidadãos preocupados com a natureza, partindo do princípio de que é preciso conhecer para preservar. Entre as diversas ferramentas que podem ser utilizadas, existem os jogos educativos, destinados principalmente a crianças, para que cresçam atentas à preservação do meio ambiente. A melhor maneira de educar é através de uma experiência atrativa e prazerosa, ou seja, com base nos conceitos de edutainment, que combina educação com entretenimento.

Essa é a proposta do livro "Passatempos Ecológicos do Lucas", que usa o recurso lúdico para despertar a consciência ambiental do público infantil. Lucas é um duende ecológico que busca sensibilizar as crianças e jovens para que adotem atitudes corretas em relação às questões do meio ambiente, da sustentabilidade e uma vida mais saudável. Este é o segundo livro do personagem-título pois, em 2012, o autor e cartunista Léo Valença lançou o "Almanaque Ecológico do Lucas". Assim como o primeiro, o livro "Passatempos Ecológicos do Lucas" chama a atenção da sustentabilidade de nosso planeta de uma maneira divertida e interessante. O livro incentiva práticas que conscientizam sobre a importância da preservação ambiental através de jogos educativos como caça-palavras, testes, cartuns, quadrinhos, curiosidades e muitas brincadeiras ecológicas.

“Passatempos Ecológicos do Lucas” tem outra diferença dos outros livros: ele é publicado pelo sistema PoD, Print On Demand, ou seja, o livro só é impresso por encomenda, depois que você pede o seu, para evitar desperdício de papel.

Compre o livro no site da editora: www.podeditora.com.br

 

 

 

Gabinete da Primeira-Dama cria projeto inédito de moda para estudantes - por Marlova Martin stars

Legenda:
As estudantes de moda que participam do projeto “Moda É A GENTE QUE FAZ!”: Bruna Kindel, Natália Negri e Andresa Behling.

Uma iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama de Gramado tem oportunizado às estudantes de moda de Gramado a possibilidade de vivenciar o mercado da moda e a indústria do consumo. É o projeto “Moda É A GENTE QUE FAZ!”, que busca incentivar e despertar nas jovens participantes o empreendedorismo, a economia criativa, o altruísmo, bem como mostrar os vieses da sustentabilidade e da ação social. A AGEU - Associação Gramadense dos Estudantes Universitários é parceira desta ação.

Todas as estudantes de moda de Gramado, usuárias do transporte universitário mantido pela Administração Municipal, foram convidadas a participar desta oportunidade, mas apenas três jovens toparam o desafio. São as estudantes do curso de Moda da Universidade Feevale: Natália Negri, do 7º semestre, Bruna Kindel, do 5º, e Andressa Behling, do 4º. Este é um dos primeiros trabalhos das jovens.

As peças de roupas usadas por elas na produção são remanescentes da Campanha do Agasalho 2017, visto que estas peças não se encaixavam no contexto "agasalhar” como, roupas de verão e de festa. Assim, foram destinadas ao “Moda É A GENTE QUE FAZ!” para que ganhassem uma nova cara. O resultado do trabalho das jovens será apresentado em um desfile no dia 25 de novembro na Sociedade Recreio Gramadense, apoiadora da iniciativa.

Neste dia, as peças serão comercializadas e a verba revertida ao Lar do Idoso Maria de Nazaré, que assiste idosos em situação de abandono ou de necessidade de cuidados especiais. Sendo assim, quem doou na Campanha do Agasalho ainda continua ajudando a comunidade gramadense. Além das roupas do projeto, empresas deste mercado estarão participando da ação destinando uma porcentagem das vendas também à instituição mencionada.

SERVIÇO
“Moda É A GENTE QUE FAZ!”
Data: evento no dia 25 de novembro, a partir do meio-dia
Local: Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328 - Centro, Gramado)

Desfile e outras surpresas

ENTRADA FRANCA

Crédito: Carlos Borges

 

YANGOS na cerimônia do Grammy Latino stars

Banda gaúcha viaja para a 18ª Entrega Anual do Latin GRAMMY® que acontece no dia 16 de novembro em Las Vegas/EUA.

YANGOS, banda que disputa o Grammy Latino como Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras com o disco “Chamamé”, viaja para participar da Noite Mais importante da Música Latina™. Os vencedores serão anunciados no dia 16 de novembro, em cerimônia no MGM Grand Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

 

Os músicos César, Cristiano, Rafael e Tomás embarcam na próxima segunda-feira, 13, para Las Vegas, onde cumprião uma agenda de compromissos da Academia Latina de Gravação®. Além da premiação, que reúne os melhores artistas da América Latina, o quarteto também participará do Encontro de Produtores e Engenheiros com Joe Chiccarelli, da cerimônia Personalidade de Ano Da Academia Latina da Gravação™ que homenageará o músico Alejandro Sanz, além, claro, da after-party oficial da Cerimônia.

A indicação ao Grammy Latino representa um novo passo na carreira do quarteto, que vem consolidando seu trabalho como referência da música instrumental feita no sul do Brasil. A expectativa é voltar para casa com o prêmio em mãos. “Chamamé”, o disco que disputa a premiação, é o quarto álbum da YANGOS e contou com a produção musical do maestro do violão pampeano, o argentino Lúcio Yanel.

Outro nome de peso que participou na produção é o lendário estúdio Abbey Road (Londres), parceiro na masterização, com o trabalho do engenheiro de som Ian Jones. Gravado em Caxias do Sul, no estúdio AltaVoz, do pianista da banda, César Casara, que também assina a co-produção do disco, “Chamamé” foi realizado de maneira independente e contou com o apoio de fãs através de financiamento coletivo.

YANGOS é o único artista da região sul do Brasil indicado à 18ª Entrega Anual, entre todas as categorias. YANGOS disputa do prêmio de Melhor Álbum de Música de Raízes da Brasileiras com "Batom Bacaba" de Patricia Bastos, "No Embalo Do Pinduca" de Pinduca, "Canta O Nordeste" do Trio Nordestino, "Ascensão" de Vários Artistas e "Ao Vivo - Melodias Do Sertão" de Bruna Viola. Já foram vencedores nesta categoria em outros anos, artistas como Naná Vasconcelos, Gilberto Gil e Almir Sater.

De acordo com informações emitidas pelo escritório do Latin GRAMMYs no Brasil, a cerimônia de premiação será transmitida ao vivo por meio da página oficial no facebook do Grammy Latino. A YANGOS também irá compartilhar os acontecimentos da viagem em tempo real em suas redes sociais (facebook e instagram - @yangosoficial). Além disso, o canal TNT irá exibir um especial Latin Grammy, que traz os melhores momentos do evento principal e do evento que premia as categorias da música brasileira, na sexta-feira, dia 17.

YANGOS é
CÉSAR CASARA - piano
CRISTIANO KLEIN - percussão (cajón e bombo leguero)
RAFAEL SCOPEL - acordeon
TOMÁS SAVARIS - violão

#ouçaYANGOS #ouçaCHAMAMÉ
YouTube: https://youtu.be/YEwBt6_9rlU
Spotify: https://goo.gl/JxXkzi
Deezzer: https://goo.gl/R9JmPH
SoundCloud: https://goo.gl/WrVth2
Apple Music: https://goo.gl/1VFTXk

REDES SOCIAIS:
Facebook: https://www.facebook.com/yangosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/yangosoficial
YouTube: https://www.youtube.com/user/yangosquarteto
Twitter: https://twitter.com/yangos_oficial

1 e 2 de dezembro - 33° Rodeio Crioulo Interestadual - São Francisco de Paula/RS stars

/////// 33° RODEIO CRIOULO INTERESTADUAL ///////
Parque Davenir Peixoto Gomes - São Francisco de Paula/RS

► Sexta 01/12
● 23:30h - Baile com IVONIR MACHADO

► Sábado 02/12
● 23:30h - Baile com ESTAÇÃO FANDANGUEIRA

/////// Valores de Ingressos para os Bailes ///////
R$20,00 (até a meia noite)
R$30,00 (pós meia noite)
✩ Acesso ao parque: GRATUITO

Informações bailes: (51)9.9859 9747
Informações campeira: (54)3244 1085
Realização: CTG Rodeio Serrano
Organização: FR Comunicação & Eventos
Facebook: 33° Rodeio Crioulo de São Francisco de Paula/RS

A feira do livro 2017 de São Chico já começou! stars

Ontem foi inaugurada a 19a Feira do Livro de São Francisco de Paula, que contou com a participação da comunidade, escritores ligados à São Fco. de Paula, e também o Prefeito, Vice prefeito, Secretária de Educação e Secretário de Turismo.

O evento teve apresentação do coro municipal de S.F.P., roda de conversa com escritores locais, venda de livros, troca- troca promovida Pela Biblioteca Pública da cidade, entre outras coisas.

Este ano a feira do livro promete ser diferente e inovadora. Em parceria com o SESC, e curadoria do Bando Celta, no sábado 11/11, penútlimo dia da feira, vai ter a Feira Medieval, leia mais aqui

Veja a programação!

 

Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4x4 definiu campeões em São Francisco de Paula/RS stars

Após cinco etapas, a competição apresentou seus vencedores nas categorias Graduados, Turismo e Novatos

Com uma prova que contou com muita chuva, frio, água e barro, a cidade de São Francisco de Paula foi palco da grande final do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4x4 na última sexta-feira e sábado, dias 3 e 4 de novembro. Depois de 130 quilômetros percorridos e cerca de seis horas de prova, as duplas que iniciaram o dia na liderança nas três categorias mantiveram a vantagem e conquistaram o título estadual. Os campeões do ano receberam o troféu “Rogério Koch”, uma homenagem ao piloto tricampeão gaúcho morto no início do ano. 

A premiação contou com a presença do secretário de Turismo de São Francisco de Paula, Rafael Vieira Castello Costa, que ressaltou a importância da realização de eventos como o rally e lembrou a visita de Rogério Koch no início do ano quando a cidade foi atingida por um temporal e uma caravana de carros do rally encaminhou doações até o município. “A promoção do rally é uma forma de incentivar as pessoas a visitarem a nossa cidade e passarem o final de semana em São Francisco de Paula. Destaco também essa homenagem ao piloto Rogério Koch, que tive a oportunidade de conhecer durante o período mais triste da história recente do nosso município”, ressalta Rafael.

Título disputadíssimo na Graduados 
Na categoria destinada aos competidores mais experientes, o piloto Aurélio Bilhalva, de Pelotas, e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí, conquistaram o primeiro lugar no dia e garantiram o campeonato na categoria mais disputada. Para Aurélio, o título foi uma conquista inédita, fruto de um entrosamento muito bom entre piloto e navegador. “Nosso trabalho em conjunto fez toda a diferença nessa final. O Campeonato Gaúcho tem essa característica típica de ser um estadual, com pressão total. Nessa final, caímos em um buraco logo no início da prova, mas saímos rápido, mantivemos a calma e conseguimos nos recuperar. No ano que vem vamos trabalhar para buscar o título novamente”, conta.

 

Ao lado de Aurélio, Tiago conquistou seu sexto título estadual. O navegador foi campeão em 2003 com o piloto Carlos Silveira, o Pepê, em 2005 e 2006 com o piloto Gilberto Ruppenthal, e em 2011 e 2013 com o piloto Rogério Koch, o grande homenageado da noite. “Esse ano a categoria Graduados chegou a um nível muito alto, com o campeonato evoluindo na parte técnica, sendo muito disputado e com etapas complexas. Com a dedicação do Aurélio e o nível de experiência que ele chegou conquistamos sete primeiros lugares nas treze etapas que fizeram parte das cinco provas do ano. Esse resultado foi muito importante para a conquista do campeonato”, acredita Tiago.

Troféu rotativo “Rogério Koch”
Além dos troféus de campeões da prova e do ano, Aurélio recebeu o troféu rotativo “Rogério Koch”, montado pela família do piloto em uma forma de homenageá-lo e fazer com que sua memória continue perpetuando no Campeonato Gaúcho nos próximos anos. O troféu fica com o piloto campeão e será repassado ao próximo vencedor da categoria Graduados no ano que vem. O piloto que conquistar três estaduais receberá o direito de guardar o troféu em definitivo. “Fiquei muito contente de levarmos o prêmio do Rogério, pois ele era muito dedicado e competitivo. Receber esse troféu das mãos da família dele só aumenta a responsabilidade de fazer ainda melhor para não devolvermos mais esse troféu”, afirma Tiago, que foi campeão estadual duas vezes ao lado de Rogério.

Dupla mista vence na Turismo
A categoria Graduados ainda será mais reforçada no ano que vem com os campeões da Turismo 2017 reforçando o grid dos competidores mais experientes. Em São Francisco de Paula, o piloto Jeferson Silveira, o Panex, de Gravataí, e a navegadora Giane Sohne, de Rolante, foram os grandes vencedores do ano após superarem problemas técnicos ao longo do campeonato. “A nossa categoria foi muito disputada, ponto a ponto, e essa última prova com chuva e terreno liso deixou a decisão ainda mais competitiva. Estou muito feliz com o resultado devido a nossa dedicação e esforço. Sempre tentamos melhorar conversando com competidores mais experientes e tirando dúvidas”, conta o piloto campeão. 

Vitória tranquila na Novatos
Entre os novatos, a dupla de Dois Irmãos formada pelo piloto Francisco Weber e pelo navegador Felipe Müller, contou com uma decisão mais tranquila, mas nem por isso menos emocionante. Os dois venceram quatro das cinco etapas realizadas no ano. “A prova foi muito divertida, bem técnica e com trechos de muita lama e buracos devido à chuva. Quero parabenizar a América Sul por nos proporcionar um campeonato tão bacana, conhecendo diversas pessoas e lugares e fazendo com que a paixão pelo rally só aumente. Durante o ano tentamos buscar nosso melhor a cada etapa e aprimorar nossas habilidades e conhecimentos tanto de pilotagem como de navegação”, comenta Francisco.

Em 2017 a competição rodou o Rio Grande do Sul pelo sétimo ano consecutivo reunindo competidores e amantes do mundo off-road. A cidade de São Francisco de Paula recebeu a abertura e a final da competição, sendo as outras etapas realizadas em Eldorado do Sul, Porto Alegre e Guaíba.

O Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4x4 é realizado pela América Sul Off-Road, organizado pelo Rally Clube do Rio Grande do Sul e tem supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA). O patrocínio é de IPIRANGA LUBRIFICANTES; TROLLER TRILHA FLORAUTO; CONFORTO, Artefatos de Couro e VIGITRACK, Rastreamento e Gestão de Frotas. O campeonato ainda tem o apoio da Pizzolatto Advogados, Multital, Q7 Off-Road, Pontual Autolocadora, Pitbull 4x4 Guinchos e Acessórios, Repecol, AutoClass, MP+ Comunicação Visual, Sauna e Spa Porto Alegre, Aero-Fast Estacionamento Aeroporto, Imóveis Crédito Real, Beto Paraná Arte em Suspensões e OffShox. A etapa conta com apoio local da Prefeitura de São Francisco de Paula.

CONFIRA O PÓDIO COMPLETO DA PROVA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA E DO CAMPEONATO DE 2017:

PÓDIO ETAPA | GRADUADOS (Piloto/Navegador)
1º | Aurélio Bilhalva (Pelotas) e Tiago Poisl (Gravataí)
2º | José Neumann e Robson Roloff (Nova Petrópolis)
3º | Fábio Torcato (Porto Alegre) e Alexandre Rech (Caxias do Sul)
4º | Rafael Cardoso (Novo Hamburgo) e André Santos (Pelotas)
5º | Giovani de Mello (Porto Alegre) e Jeferson Souza (Caxias do Sul)

PÓDIO ETAPA | TURISMO (Piloto/Navegador)
1º | Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Ewerton Lucena (Caxias do Sul)
2º | Jeferson Silveira (Gravataí) e Giane Sohne (Rolante)
3º | Christian Hoerde (Eldorado do Sul) e Daniel Antonioli (Caxias do Sul)
4º | Carlos Ruschel e Eduardo Ruschel (Gravataí)
5º | Marcelo Arruda (Alvorada) e Pedro Pescador (Porto Alegre)

PÓDIO ETAPA | NOVATOS (Piloto/Navegador)
1º | Francisco Weber e Felipe Müller (Dois Irmãos)
2º | Gilberto Filho e Tiago Vier (São Leopoldo)
3º | Lourenço Fritsch e Henrique Bajerski (Gravataí)

CAMPEÕES GAÚCHOS DE RALLY REGULARIDADE 4X4 2017 | Graduados (Piloto/Navegador)
Aurélio Bilhalva (Pelotas) e Tiago Poisl (Gravataí)
Vice: José Neumann e Robson Roloff (Nova Petrópolis)

CAMPEÕES GAÚCHOS DE RALLY REGULARIDADE 4X4 2017 | Turismo (Piloto/Navegador)
Jeferson Silveira (Gravataí) e Giane Sohne (Rolante)
Vice: Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Ewerton Lucena (Caxias do Sul)

CAMPEÕES GAÚCHOS DE RALLY REGULARIDADE 4X4 2017 | Novatos (Piloto/Navegador)
Francisco Weber e Felipe Müller (Dois Irmãos)
Vice: Renan Baumgartner e Maiara Baumgartner (Santa Rosa)

Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4x4 realiza final em São Francisco de Paula - 03 e 04 de novembro

Competição define campeões das categorias Graduados, Turismo e Novatos nos dias 3 e 4 de novembro

Com a definição de todas as categorias em aberto, o Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4x4 retorna a São Francisco de Paula para a grande final da competição. A cidade recebeu a abertura do campeonato deste ano e agora os competidores das categorias Graduados, Turismo e Novatos retornam ao município para a definição dos campeões gaúchos de 2017. A largada e a chegada dos veículos, bem como toda a estrutura do evento, será montada junto ao Lago São Bernardo, ponto turístico do município.

 

Crédito: Aline Ben / Divulgação

As inscrições para a etapa já estão abertas em todas as categorias e podem ser realizadas através do site www.americasul4x4.com.br, com desconto até o próximo dia 27 de outubro. O prazo para inscrições se encerra no dia 1º de novembro, às 20h. Cada veículo inscrito fará a doação de dez brinquedos para o projeto “Brincando com o Rally”, onde a organização convida crianças do município para conhecerem o esporte de perto e receberem as doações dos competidores.

 

A programação em São Francisco de Paula começa na sexta-feira, dia 3, com a abertura da secretaria de prova às 17h. A largada promocional, com o desfile dos veículos pela cidade, acontece às 20h30min com saída do Lago São Bernardo. Já no sábado, dia 4, a movimentação no local começa a partir das 8h30min, com abertura de secretaria e início das vistorias. O primeiro carro larga às 11h01min, com retorno previsto para as 17h. Ainda estão na programação jantar e festa de encerramento do campeonato, onde será realizada a premiação dos vencedores da etapa e dos campeões gaúchos de 2017.

 

O trajeto a ser percorrido pelos competidores na final vai incluir estradas vicinais, abandonadas e privadas de São Francisco de Paula e de municípios vizinhos. No total, em cerca de seis horas de prova, serão percorridos 150 quilômetros divididos em três etapas. “Estamos trabalhando com um reflorestamento que usamos este ano e em outro que fez parte da prova em 2013. Também estamos estudando a viabilidade de incluir dois novos reflorestamentos”, comenta o diretor de prova, Eduardo Casagrande.

 

Crédito: Aline Ben / Divulgação

Em 2017 a competição rodou o Rio Grande do Sul pelo sétimo ano consecutivo reunindo competidores e amantes do mundo off-road. As cidades de São Francisco de Paula, Eldorado do Sul, Porto Alegre e Guaíba já receberam o campeonato deste ano, que agora retorna ao local de largada para a definição dos campeões de 2017.

 

O Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4x4 é realizado pela América Sul Off-Road, organizado pelo Rally Clube do Rio Grande do Sul e tem supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA). O patrocínio é de IPIRANGA LUBRIFICANTES; TROLLER TRILHA FLORAUTO; CONFORTO, Artefatos de Couro e VIGITRACK, Rastreamento e Gestão de Frotas. O campeonato ainda tem o apoio da Pizzolatto Advogados, Multital, Q7 Off-Road, Pontual Autolocadora, Pitbull 4x4 Guinchos e Acessórios, Repecol, AutoClass, MP+ Comunicação Visual, Sauna e Spa Porto Alegre, Aero-Fast Estacionamento Aeroporto, Imóveis Crédito Real, Beto Paraná Arte em Suspensões e OffShox. A etapa conta com apoio local da Prefeitura de São Francisco de Paula.

 

São Francisco de Paula é destaque no 3º Prêmio Queijos Brasil stars

A terceira edição do prêmio que destaca pequenos produtores de queijo do Brasil, que ocorre em São Paulo até domingo (29), revelou cinco talentos da queijaria de São Francisco de Paula. Os produtos foram avaliados por chefs de cozinha, jornalistas e comerciantes de queijo. Em 2016 foram 234 inscritos de todo país representando a micro e pequena produção artesanal de laticínios.

Categoria de Queijos Artesanais de Leite Cru - Queijo Serrano

Medalha de prata: José Marques Cardoso, da queijaria Sopro do Minuano

Medalha de Bronze: Terezinha do Santos, da Queijaria Recanto da Natureza

Medalha de Bronze: Renato Marques dos Santos, da Queijaria Capão Alto

Medalha de Bronze:
Rômulo Dutra Teixeira, da Queijaria Fazenda Chimarrão

Medalha de Bronze: Luís Alfredo Santos, da Queijaria São João

Fonte: Prefeitura São Francisco de Paula

O que achou, foi útil para você? Então conta pra nós!

Artigos que podem te interessar

view_module reorder

Muy capaces - por Elena Cárdenas

Você conhece a canção “Paint in Black”, dos Rolling Stones? Me veio à mente o que aconteceria se Mick Jagger...

Dia 25 de Novembro • A Jornada de Ísis - São Francisco de Paula/RS

Espetáculo de Dança Oriental: A JORNADA DE ÍSIS O Mito de Ísis e Osíris contado através da Dança. É com muita honra que...

Vocação, eis a questão! - por Fabiana Souza

No sistema em que vivemos, é comum acreditarmos que um profissional satisfeito é aquele que ganha bem e, assim, poucos...

Mata de Araucária, uma floresta em nosso quintal - por Telmo Focht

Também é conhecida como Floresta Ombrófila Mista. É uma formação vegetal brasileira que se desenvolve especialmente nos estados da Região...

Onde está a cidadania do brasileiro? - por José Souza

“Cidadão é o indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos garantidos pelo mesmo Estado...

Rincão Poético: Haicai

O que é? O haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no século XX. É composto...

Um mistério chamado Monte Roraima - por Aline Pires

As barracas no acampamento do Rio Tek O Monte Roraima fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, um lugarzinho...

Rincão Poético: O que se passa na cabeça de um gato? - por Gustavo Malagigi

Foto: Livia Duarte O que se passa na cabeça de um gato É o que buscam os humanos, sem saberPois um...

As Causas Ocultas da Violência - por Fabiana Souza

Nos últimos meses, a violência tem gerado pânico no Estado do Rio Grande do Sul por conta da arbitrariedade dos...

Energia limpa é o tema deste ano na Feira de Física do Colégio Expressão

O Colégio Expressão de São Francisco de Paula, celebra neste sábado a 4a edição da Feira de Física da escola...

Patrocinadores da cultura