Redação Usina

Redação Usina

16 e 17 de dezembro - 1º Natal no Lago - São Francisco de Paula stars

Evento acontecerá às margens do Lago São Bernardo

São Chico entra em clima natalino com a primeira edição do Natal no Lago. O evento reunirá 10 atrações à beira do cartão-postal da cidade em dois dias de festa voltada para adultos e crianças. Nos dias 16 e 17 de dezembro.

Atrações locais, como o espetáculo “O Natal Encantado” da academia de dança Ana Rita, que reúne 60 bailarinos, e o Coral Municipal, dividirão espaço no palco com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e com a banda de country rock, The Travellers. No domingo a criançada também vai dispor de brinquedos infláveis e de um animador infantil. A programação começa às 19h30min no sábado e às 15h no domingo, em frente ao Hotel Cavalinho Branco, no Lago São Bernardo. A entrada é franca e o evento acontece mesmo com chuva.

Confira a programação:

16/12 | Sábado
19h30min | Abertura
20h | Coral de São Francisco de Paula
20h30min | Apresentação do Espetáculo “O Natal Encantado”

17/12 | Domingo
15h | Blues da Casa Torta
16h | Chico Paz e Banda
17h | Barca Orbital
18h | Taylor´s Band
19h | The Travellers
20h | Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul
21h | Espetáculo de Dança “Super-heróis: A Volta do Bem”

São Francisco de Paula realiza 1º Fórum Municipal de Cultura stars

Evento receberá o Secretário Estadual da Cultura, Victor Hugo Alves da Silva, e o diretor de Cultura do Estado, Leoveral Golzer Soares.

A Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto de São Chico promove na próxima terça-feira (12) o 1º Fórum Municipal de Cultura. O encontro é aberto à comunidade cultural da cidade e está marcado para as 18h30min, no Centro de Informações de São Francisco de Paula (Av. Getulio Vargas, 1850). Músicos, escritores, atores, bailarinos, carnavalescos, tradicionalistas, associações de bairros, entidades culturais e ambientais e pessoas interessadas nas mais diferentes manifestações artísticas são esperados para participar do debate sobre a implantação do Sistema Municipal de Cultura, que é hoje o principal articulador das política públicas capazes de desenvolver a cultura e, consequentemente, o Turismo e a economia social.  A abertura do evento ficará por conta do Coro Municipal.
Conforme a coordenadora da Cultura, Lúcia Pires, o objetivo do fórum é criar uma rede capaz de preservar a herança cultural e fomentar novos projetos.
"Queremos estruturar as ações para a construção do Plano Municipal de Cultura, um documento criado com a comunidade e o legislativo, que definirá prioridades, objetivos e metas para os próximos 10 anos. A Cultura não é Lei para um ou dois governos. É direito de uma comunidade", diz Lúcia.

O evento é aberto ao público, não necessita de inscrição prévia. Os participantes serão cadastrados a partir das 18h.
 
 
Informações: (51) 98122-9680 

Definidos Finalistas do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras - Cerimônia de Premiação 12 de dezembro stars

Já foram definidos os finalistas do primeiro concurso literário lançado este ano pela Academia Rio-Grandense de Letras e a cerimônia de entrega do Prêmio ARL será dia 12 de dezembro, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), auditório Barbosa Lessa, às 19 horas.

Os indicados para o Troféu Alceu Wamosy, categoria Poesia, são os escritores Demétrio de Azeredo Soster, com o livro Quase coisa (Editora Catarse), Germana Zanettini, com Eletrocardiograma (Editora Laranja Original), e Maria do Carmo Campos, com Cenas mínimas (Editora Libretos).



Para a categoria
Dissertação Acadêmica, Troféu Dyonélio Machado, foram selecionados Daniele Marcon, da Universidade de Caxias do Sul, com a tese Afinal de contas, o que é um gaúcho? Erico Verissimo e as identidades regionais do Rio Grande do Sul, e Fabrício Antônio Antunes Soares, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com Farrapos de estórias: romance e historiografia da Farroupilha (1841-1999).

Os troféus, fundidos em bronze, foram confeccionados pelo artista Lucas Strey.

A ARL foi fundada em 1901 e é filiada à Federação das Academias de Letras do Brasil. Atualmente tem 40 membros, eleitos por critérios de mérito literário e relevância na cena literária gaúcha. Sua sede preserva uma pinacoteca com obras doadas e uma biblioteca com livros de escritores do Estado, além de documentos de memória da instituição.

Data: 12 de dezembro
Horário: 19h às 22h
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Auditório Barbosa Lessa - 4º andar (Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico)

Gabinete da Primeira-Dama de Gramado leva tema de violência contra a mulher para as escolas stars

Com o objetivo de trabalhar a prevenção da violência contra a mulher e promover a igualdade de gênero, o Gabinete da Primeira-Dama, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), está realizando atividades junto às escolas do município.

Na terça-feira (21), também a pedido da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, a psicóloga do CRAM, Francine Bossardi, e assistente social Cristina Concatto, conversaram com mais de 40 jovens do 8º e 9º ano, apresentando o trabalho desenvolvido pelo Centro, o que está previsto na Lei Maria da Penha, bem como funciona a Rede de Proteção à Mulher. A iniciativa busca também alertar os jovens sobre os tipos de violência. A Psicóloga do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM), Greice Ceolin Salvagni, também participou do encontro.

De janeiro a outubro, o CRAM atendeu 59 novos casos e prestou 787 atendimentos, sendo a maior incidência de violência psicológica, seguido de violência moral, física, patrimonial e sexual. Já, de acordo com a psicóloga do HASM, com base nos casos atendidos pela instituição, a faixa etária de maior prevalência dos casos está entre os 20 e 40 anos, e mulheres com ensino fundamental incompleto. Greice ainda relatou aos estudantes que, na maioria das vezes, a violência contra a mulher ocorre na própria residência da vítima, e o meio de agressão é a força física, sendo o cônjuge o principal agressor.

A Orientadora Educacional Jurema Benetti Wiltgen Cicarolli, conta que violência contra a mulher foi um dos assuntos abordados pelos alunos no Projeto Político Pedagógico, onde a Escola objetiva desenvolver diversos temas de forma interdisciplinar.

Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher terá debate sobre a cultura do machismo
Na próxima segunda-feira, 27 de novembro, às 14h, ocorre mais uma atividade do CRAM com as escolas, com a palestra da Promotora de Justiça da Promotoria de Justiça da Violência Doméstica de Porto Alegre, Ivana Machado Battaglin. A atividade, alusiva ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, comemorado no dia 25, vai acontecer no Teatro Elisabeth Rosenfeld, na Câmara de Vereadores, contemplando mais de 100 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A palestra traz um retrospecto das diversas violações aos direitos humanos das mulheres ao longo da história da humanidade em todo o mundo, até os dias atuais. Busca também discutir os estereótipos de gênero e desconstruir o machismo, mostrando o quanto isso é danoso para homens e mulheres, meninas e meninos, pois é a gênese da violência doméstica e familiar.

Ainda, a palestra aborda diversos aspectos do feminismo, desmistificando alguns conceitos e preconceitos, e trazendo mensagens empoderadoras para mulheres e meninas se aceitarem como elas são (sem se deixarem sujeitar pela indústria do corpo perfeito, por exemplo), mostrando as desigualdades que ainda existem no mundo para as mulheres (salários menores, desvalorização no mercado de trabalho...), e revelando as várias faces da violência contra a mulher como, assédio, estupro, feminicídio e relações abusivas.

Sobre a palestrante
Ivana Machado Battaglin é Promotora de Justiça da Promotoria de Justiça da Violência Doméstica de Porto Alegre. Membro da COPEVID/GNDH – Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Ministério Público. Especialista em Penal e Processo Penal pela UniRitter. Especializada em Direito da Criança e do Adolescente com ênfase em Justiça Restaurativa pela Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP. E, palestrante nos temas de violência de gênero, abuso sexual e direitos humanos.

Texto: Marlova Martin

Créditos: Divulgação

Por um Natal mais Solidário stars

A campanha Natal Solidário em Gramado está nas ruas e busca a arrecadação de brinquedos novos e usados, livros, preferencialmente didáticos, e materiais escolares, que serão distribuídos às crianças do bairro Jardim no dia 16 de dezembro, e do Loteamento Altos da Viação Férrea, no bairro Várzea Grande, no dia 17 de dezembro. As doações podem ser entregues no Gabinete, à Rua Augusto Bordin, 296, bairro Floresta, ou nos pontos de coletas parceiros como, Lojas Quero-Quero, Lojas Benoit, Bazar Arco Íris, Caixa de Pandora, Bazar do Deca e Supermercado Berti.

O projeto, promovido pelo Gabinete da Primeira-Dama Bianca Bertolucci em parceria com Associação de Moradores do Bairro Jardim, conta com apoio de um grupo de moradores da cidade, e teve sua primeira ação em dezembro de 2016, quando mais de 700 pessoas participaram da atividade, e mais de 350 presentes foram entregues às crianças daquele bairro.

Para este ano, a equipe prepara inúmeras surpresas para os dois dias do evento e pretende contemplar mais de mil de pessoas. “Queremos que o Natal seja sempre uma lembrança linda na vida das nossas crianças, para que elas continuem sonhando e acreditando que o mundo pode ser sim um lugar bom de se viver. Mas para isso contamos com a solidariedade de cada um vocês”, comenta a primeira-dama. 

SERVIÇO
Natal Solidário

  • Bairro Jardim
    Data: 16 de dezembro, das 14 às 18h
    Local: Ginásio do bairro Jardim (ao lado da EMEI Jardim Encantado, à Rua Costa e Silva, 7)
  • Loteamento Altos da Viação Férrea, bairro Várzea Grande
    Data:
     17 de dezembro, das 14h às 18h
    Local: Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Casagrande (à Rua da Integração, 500)"

 *Doações nos pontos de coletas parceiros como, Lojas Quero-Quero, Lojas Benoit, Bazar Arco Íris, Caixa de Pandora, Bazar do Deca e Supermercado Berti.

10 de dezembro - Aulão de Yoga + Dança Ao ar Livre - Parque da Redenção · Porto Alegre/RS stars

Dando continuidade ao projeto Aulão de Dança Contemporânea Ao Ar Livre, teremos nessa quinta edição duas práticas. Iniciaremos com a prática de yoga oferecida pelo professor Kaiã Machado. Em seguida, prática de dança e criação com a professora Béthany Martínez.
Uma aula, dois momentos de práticas corporais que se complementam e completam.

Vem te conectar com teu corpo, acessar e entender teus limites e possibilidades.

Trabalharemos:
- Pranayama, ásanas e relaxamento.
- Alongamentos.
- Dinâmicas em grupo.
- Improvisação e Criação.

Quando: Domingo 10/12, das 10h às 13h
Quem deve comparecer: Qualquer um mesmo, não precisa ter exeriência em yoga ou dança.
Quanto: Contribuição sugerida: R$ 20. Mas a contribuição é espontânea.
O que levar: Roupas leves e confortáveis para se movimentar, canga e água.

Nosso ponto de encontro será na grama do lado do espelho d´água. Se estiver de costas para a UFRGS estaremos à direita.

Em caso de chuva o evento será transferido.

Exposição Grécia Antiga chega a Gramado stars

Projeto inédito na cidade inaugura em 24/11 no Espaço Cultural da FAURGS.

IMPERDÍVEL
A Exposição Grécia Antiga chega a Gramado e convida a uma viagem inédita para percorrer quatro mil anos de história e de cultura grega. A concepção traz diversos elementos que mostram porque a Grécia é chamada de berço da civilização ocidental. Os moradores de Gramado e Canela terão valor especial de ingresso.

Com o apoio cultural do Vita Boulevard e institucional do Conselho Estadual de Cultura e Prefeitura Municipal, aborda os dez principais legados que surgiram na Grécia e ainda exercem sua influência no mundo moderno: Arte, Arquitetura, Filosofia, Literatura, Teatro, Música, Mitologia, Esporte, Medicina, Ciências, Política.

A exposição, que tem acontecido nas principais capitais brasileiras sempre com grande sucesso, conta com mais de 150 artefatos vindos diretamente da Grécia, entre esculturas, réplicas das coleções dos renomados museus da Europa, além dos principais sítios arqueológicos.

“É realmente uma viagem pela história da Grécia. Tivemos o cuidado de selecionar os ícones mais representativos de cada período e, para isso, contamos com a consultoria de Silvia Morgensztern, estudiosa da mitologia há mais de 20 anos”, lembra Ana Brites, curadora da exposição itinerante Legados da Grécia.

A exposição também tem como proposta receber grupos de estudantes interessados em aprofundar seus conhecimentos.

Viagem pelo tempo
Ao longo da exposição, o visitante será surpreendido pelos diversos recursos de interatividade. É possível, por exemplo, tirar fotos numa biga, carro puxado por dois cavalos e usado tanto no combate como numa modalidade esportiva. No Oráculo de Delfos, uma Pitonisa, nome dado às sacerdotisas de Apolo, oferece mensagens de otimismo aos visitantes através de um aplicativo touch. Outro elemento que chama atenção e um dos preferidos para fotos, é a escultura do Pégaso, o cavalo alado símbolo da imortalidade na mitologia grega. Os grandes nomes da filosofia grega também estão presentes, representados em bustos. 

Pessoas das mais diferentes gerações vão se surpreender com o Labirinto do Minotauro, além das réplicas do cavalo de Troia, com seis metros de altura e com os doze deuses do Olimpo em tamanho natural. Complementando o acervo, há ainda, as esculturas de Leônidas, rei de Esparta e Alexandre, o Grande.

Inclusão Social
Os deficientes visuais contam com um espaço sensorial para experimentar as diferentes texturas de frisos e frontões do Partenon e também obter informações úteis em Braille.

A exibição de vídeos com aproximadamente três minutos de duração se misturam às muitas atrações e acrescentam valiosos dados históricos sobre a antiga Grécia.

A Arquitetura está presente com a reprodução das três ordens arquitetônicas - Dórica, Jônica e Coríntia. Em destaque, a maquete do Partenon, o mais célebre dos templos gregos, construído no século V, AEC., em honra à Atená, deusa protetora de Atenas.

Confira alguns legados gregos:
Filosofia – os gregos sentiam-se livres para pensar, questionar, investigar sobre a origem e a ordem do mundo. Dedicavam seu tempo com qual o sentido da vida e questões profundas da existência. A Filosofia está representada por três grandes pensadores: Sócrates, mestre de Platão e este, de Aristóteles.

Política – os gregos respeitavam a lei, a ordem e eram intolerantes com a corrupção. Na Grécia, cada cidade tinha sua própria forma de governo, suas leis, moedas e guerreavam entre si. A Democracia surgiu em Atenas.

Arquitetura – a característica mais evidente é a simetria, expressão da busca pela perfeição, equilíbrio e harmonia. Foi dividida em ordens Dórica (básica), Jônica (graciosa) e Coríntia (luxuosa).

Literatura – a Literatura grega é admirável pela qualidade técnica e atual pela profunda humanidade. Através dos tempos, histórias sobre deuses e heróis foram contadas de geração em geração. 

Artes Plásticas – o conjunto inclui cerâmica, pintura e escultura.

Teatro – o teatro surgiu como parte das festividades em honra ao deus do vinho, Dionísio. Com o tempo o aspecto religioso foi deixado de lado e se voltou para os conflitos humanos. Daí nasceu dois gêneros: a tragédia e a comédia. As apresentações eram durante o dia, ao ar livre e faziam parte da educação do povo.

Ciência – os filósofos da natureza eram chamados pré-cientistas. No século VI AEC, Ciência, Filosofia, Medicina, Artes e Matemática faziam parte de um mesmo corpo de conhecimento.

Esporte – Os concursos e competições reuniam ao mesmo tempo o esporte e o espetáculo. Era uma maneira de unir os cidadãos em torno de valorização de um mesmo ideal atlético. O guerreiro devia estar preparado para correr, saltar obstáculos e lançar dardos, por exemplo.

Música – a palavra música nasceu na Grécia. Mousikê significa a arte das musas, e incluía também a poesia e a dança. Cantar e tocar instrumentos eram parte essencial da educação grega.

Medicina – no início, a Medicina era baseada em religião e magia. Com o surgimento da Filosofia e do pensamento lógico racional, por volta do século VI AEC, a Medicina deixou o campo do misticismo e entrou para o domínio da ciência. Hipócrates é considerado o pai da Medicina porque foi o primeiro a diferenciá-la da crença religiosa.

Serviço
Exposição Grécia Antiga / Legados da Grécia

Período: 24 de Novembro de 2017 a 14 de Janeiro de 2018
Horário: todos os dias, das 10h às 21h30 / exceto quartas e domingos, 10h às 20h
Local: Centro de Eventos FAURGS. Rua São Pedro, 663 – Centro
Estacionamento gratuito, com vagas limitadas.
Ingressos: R$50, com meia entrada para 3ª idade e estudantes mediante comprovação. R$35 para moradores de Canela e Gramado através do comprovante de residência.

Curadoria: Ana Brites
Realização: Aloha Eventos (RJ)
Apoio Cultural: Vita Boulevard, Korvatunturi, Convention Bureau
Apoio Institucional: FAURGS, Prefeitura Municipal de Gramado, UFRGS, Conselho Estadual de Cultura
Consultoria, pesquisa e conteúdo: Silvia Morgensztern

Informações e Assessoria de Imprensa
Centro de Eventos FAURGS 
Fernando C. Gomes, Produtor Cultural e Coordenador do Espaço Cultural
54 3286.4179 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Aloha: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/legadosdagrecia 
legadosdagrecia.com.br

Sobre a Aloha
A Aloha Eventos têm 27 anos de Expertise em realizar eventos inéditos nacionais e internacionais, inclusive para shoppings.

Sua sócia diretora Ana Brites utiliza o conceito chamado edutainment, Educação através do Entretenimento, e está sempre inovando com ações diferenciadas e sensoriais, que fazem com que o público aprenda de forma divertida e atrativa.

A Curadoria é de Ana Brites que realizou uma imersão nos sítios arqueológicos da Grécia e em seus principais Museus, além de visitar as Coleções Gregas que se encontram no Louvre, no Museu Britânico e no Vaticano. Criou uma Exposição inédita com réplicas das mais famosas obras, além de inovar com outras peças jamais vistas, dando vida à história, trazendo para o acervo o Minotauro, seu Labirinto, os 12 Deuses do Olimpo, entre outras atrações interativas, com recursos tecnológicos que facilita o interesse por parte dos mais jovens também.

 

15 de dezembro - Serenata com Bolhas de Sabão - Praça das Pombas · Novo Hamburgo/RS stars

Vamos bolhar, e vai ser de noite!

A proposta das bolhas com uma serenata iluminada é mostrar que o centro de NH pode ser mais bonito, cheio de alegria e de coisas bacanas! Por isso pedimos que nossos participantes levem velas, lanternas, instrumentos musicais e manifestações culturais para fazer um encontro que mistura arte, alegria, e bolhas de sabão!
Traga sua luz, seu chimarrão, cadeira, toalha ou cesta de pick nick, convide seus amigos e sua familia e vamos juntos trazer muita coisa boa para a nossa cidade!

Quando: 15 de dezembro
Horário: das 21h até as 23:55h
Onde: Praça Das Pombas - Novo Hamburgo/RS

O palco estará livre para todos que querem expressar sua arte!
Musica, teatro e danças são bem vindos!

Haverá muita comida e certamente teremos o apoio da guarda municipal.

26 de novembro - Yoga no Parque #2 - Caxias do Sul/RS stars

Evento GRATUITO e para toda FAMÍLIA!

Com o intuito de promover a filosofia milenar do Yoga e a ocupação de espaços públicos a Udaya Yoga Shala chega a #2 edição do Yoga no Parque.
Traga seu tapetinho, canga ou toalha e vem praticar! Vamos dar um RESET nas energias de final de ano!!
Namastê pra você!

O Espaço Udaya Yoga Shala situado na cidade de Caxias do Sul- RS, se dedica a ensinar Hatha e Tantra Yoga à pessoas de todas as idades e gêneros sejam elas iniciantes ou iniciados.
* Aulas de yoga em Grupo;
* Aulas de Yoga personal;
* Aerial Yoga;
* Meditação em grupo;
* Reiki e terapias holisticas.

Data: 26 de novembro - Domingo
Horário: 10:30 às 11:30

Venha conhecer nosso espaço!
Rua Sinimbu, 2211, sala 409
(54) 99155.2551

16 e 17 de dezembro • Vivência de Observação e Identificação de Pássaros no Instituto Arca Verde • São Francisco de Paula/RS

➺DATA: 16 e 17 de Dezembro (chegada a partir de 15/12 noite)
➺LOCAL: Instituto Arca Verde, linha Boa Esperança 5.849, São Francisco de Paula / RS (2h30 de Porto Alegre)
➺COMO CHEGAR: http://www.arcaverde.org/new/contatos/
➺REQUISITOS: nenhum
➺INVESTIMENTO ATÉ 1/12: R$190,00 (camping) / R$220,00 (alojamento)
➺INVESTIMENTO APÓS 1/12: R$220,00 (camping) / R$250,00 (alojamento)
➺BOLSAS: 2 x100% para integrantes do CASA, Grupo Gralha Azul, Indígenas e Quilombolas / 2x50% para estudantes

➺SOBRE:
Nessa vivência, você irá ter orientações e tópicos sobre birdwatching em nível básico, além de prática de campo com a observação e identificação de pássaros nativos do ecossistema local.
Como é de natureza imersiva, isso compreende que sua inscrição abrange não apenas acesso à vivência, mas também hospedagem (que pode ser em alojamento ou camping) e alimentação vegetariana (por amor, sinalize restrições). Você ainda desfrutará do ambiente comunitário e acolhedor, além de muita inspiração em meio à natureza de uma biorregião de Mata de Araucária e clima subtropical de altitude.

➺FACILITADOR: João Vitor Andriola
Motivado pela singularidade e beleza que as aves trazem consigo, juntamente com a essência da natureza em si, João Vitor é observador de aves desde 2011, colaborador e participante dos projetos Cidadão Cientista (SAVE Brasil) e Análise Genética e Ecológica de Espécies da Fauna e da Flora do Sul do Brasil, além de graduando em Ciências Biológicas pela URI-Erechim.

➺INSCRIÇÕES: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O que achou, foi útil para você? Então conta pra nós!

Artigos que podem te interessar

view_module reorder

Humanizando as Relações e as Empresas - por Laerte Santos

Até pouco tempo, empresários de todo mundo acreditavam que o sucesso de seu empreendimento estaria garantido com um bom produto...

Lagoinha do Leste - por Thuani Farias

Lagoinha do Leste é uma praia localizada na ilha de Florianópolis, em Santa Catarina. Um recinto retirado e em plena harmonia...

Solidariedade ou Tolerância - por Cláudia Santos Duarte

Buscar palavras no dicionário e refletir sobre os significados contidos em cada uma delas é uma tarefa, no mínimo, interessante, pois pensando sobre...

O Uso de Espelhos no Feng Shui - Por Fabiana Souza

De acordo com as técnicas do Feng Shui Tradicional, a utilização de espelhos na decoração deve ser bastante cautelosa. A...

Lago São Bernardo: local de lazer, turismo e práticas corporais - por Rodrigo Koch

O Lago São Bernardo é o principal “cartão postal” da cidade de São Francisco de Pau- la e, por este...

Rincão Poético: Em busca... - por Evelyn Fagundes

O mundo é nada o mundo é tudo. Onde estamos mudos. Divagando entre dois mundos distintos de ilusão e realidade...

Rincão Poético: Terra querida - por Edvaldo Randelli

E é em seus verdes azulados que me banho, mato a sede e restauro minha alma.  É em seus tons...

Rincão Poético: Haicai

O que é? O haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no século XX. É composto...

Cabo Querido - por Daniele Sandri Soligo

Assim que eu defino Cabo Polônio-UY, de tão querido e simpático que é este lugar! O lugarejo fica dentro de um Parque...

Torta de batata - por Mercedes Sanchez

Esta é uma receita típica da Argentina, muito servida em reuniões familiares e domingos. Lá a torta de batata é...

Patrocinadores da cultura