Alimentos termogênicos ajudam a queimar mais calorias - por Fabíola Frezza Andriola

Alimentos termogênicos ajudam a queimar mais calorias - por Fabíola Frezza Andriola

Quando o friozinho chega, uma série de fatores parece se unir a fim de dificultar a dieta. Passamos mais tempo em casa, fator que (quase) sempre implica em petiscos fora de hora, e a fome aparece a toda hora.

A solução, então, é fazer as escolhas certas. E não estamos falando apenas das opções leves, livres de gordura e açúcar. É possível ir mais além. Uma boa pedida é apostar nos alimentos termogênicos. Eles despendem mais energia do corpo para serem digeridos. Por isso, estimulam o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado e aumentam a temperatura corporal, facilitando a queima de gordura.



Os queimadores de gordura: Agora que você já virou fã dos alimentos termogênicos, que tal conhecer melhor alguns deles? Vale a pena!

Gengibre • Pesquisas apontam que seu consumo regular pode acelerar o metabolis- mo em até 20%. O gengibre também melhora a digestão. É versátil e pode ser usado cru, refogado, em forma de chá ou batido no liqui- dificador com qualquer fruta.

Canela • Além da ação estimulante, age como facilitadora da digestão e combate a flatulência. Também auxilia o tratamento de problemas de pele.

Café • Contém cafeína, estimulante e termogênico natural, que a auxilia a se manter em estado de alerta. Mas nada de exagerar na dose, ou você pode sofrer com problemas do estômago, além de insônia e ansiedade. Pimenta vermelha - uma das substâncias presentes no fruto, a capsaicina, tem ação termogênica comprovada e é considerada um dos melhores auxiliares no controle de peso. Também contribui para a retirada de gorduras das artérias. No entanto, tome cuidado: o ingrediente é contraindicado para quem sofre de gastrite ou hemórroidas.

Chá-verde • Graças à presença de substâncias como a cafeína e as catequinas, essa bebida obriga o organismo a buscar energia nas reservas de gordura. “Como se não bastasse, ela ainda ajuda na desintoxicação, combate a retenção de líquidos e os radicais livres - responsáveis pelo envelhecimento.

Fabíola Frezza Andriola
Nutricionista, especialista em Psicologia do Comportamento Alimentar e Nutrição Clínica Personalizada.
Atende em São Francisco de Paula.

• Publicado na Revista Usina da cultura - número 13 - Maio 2014 

Deixe seu comentário

SERRA GAÚCHA - LUGARES PARA CONHECER

view_module reorder

Cânion Fortaleza - Parque Nacional da Serra Geral

Localização: Cambará do Sul, RS - a 23 km do centro da cidade. Ver mapa Considerado um dos lugares mais bonitos...

Lajeado das Margaridas - Cambará do Sul/RS

Localização: 12 km do centro de Cambará do Sul O Lajeado das Margaridas está localizado a 12Km do centro de Cambará do...

Cachoeira do Nassucar - Cambará do Sul/RS

Localização: Vale do Rio Santana, a 24 km do centro de Cambará do Sul. No Vale do Rio Santana, ao norte...

Cachoeira do Tio França - Cambará do Sul/RS

Localizada a 3 Km da cidade de Cambará do Sul, é onde o arroio Campo Bom despenca para formar uma...

Cachoeira dos Venâncios - Cambará do Sul/RS


Localização: A 23 Km da cidade, distante 12,5 Km da RS 020. Ver mapa O município de Cambará do Sul, conhecido...